Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/846400
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Figueiredo, Otavio H. dos Santos | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Lauro, Adriano | pt_BR |
dc.contributor.author | Souza, Gabriel Serraino Moreira de | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-18T17:07:26Z | - |
dc.date.available | 2023-10-18T17:07:26Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.uri | https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/846400 | - |
dc.description | A pandemia de COVID-19 não apenas representou um grave problema de saúde, mas também um forte golpe na economia global. Devido a bloqueios rígidos, as atividades manufatureiras e logísticas foram suspensas em todo o mundo e impactando diferentes setores, dentre eles as cadeias de abastecimento marítimas. Este estudo aplica a Análise Envoltória de Dados (DEA) em rede de dois estágios, associada ao índice de Malmquist, a fim de analisar o impacto da pandemia de COVID-19 na eficiência dos 20 principais terminais de contêineres brasileiros. O modelo utiliza três dados de entradas (área total, número de berços e área de armazenagem), um dado de entrada intermediário (número de atracações) e um dado de saída (movimentação de contêineres) considerando a infraestrutura física e a consolidação de embarques como os dois drivers de eficiência. As descobertas indicam que a pandemia de COVID-19 não teve um impacto significativo nos terminais da amostra. Os resultados podem fornecer insights para futuras políticas governamentais e estratégias de gestão destinadas a melhorar a eficiência, robustez, resiliência, competitividade e segurança dos terminais de contêineres brasileiros frente a eventos que provocam disrupção em cadeias de suprimentos. | pt_BR |
dc.description.abstract | The COVID-19 pandemic not only represented a serious health issue but also a severe hit on global economy. Due to strict lockdowns, manufacturing and logistic activities have been suspended worldwide impacting different sectors, including maritime supply chains. This study applies a two-stage network Data Envelopment Analysis (DEA) with a Malmquist index approach to 20 major Brazilian container terminals in order to analyze the impact of COVID-19 pandemic on their efficiency. The model uses three inputs (total area, number of berths and warehousing area), one intermediate input (shipment frequency) and one output (container throughput) considering physical infrastructure and shipment consolidation as the two efficiency drivers. The findings indicate the onset of COVID-19 pandemic did not have a significant impact on the sample’s terminals. Results can provide insights for future government policies and management strategies aimed at improving Brazilian container terminals’ efficiency, robustness, resilience, competitiveness and security ahead of supply chain disruptive events. | pt_BR |
dc.language.iso | en_US | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Disrupção da cadeia de suprimentos | pt_BR |
dc.subject | Eficiência portuária | pt_BR |
dc.subject | Terminais de contêineres | pt_BR |
dc.title | Impact of COVID-19 on the efficiency of Brazil’s major container terminals: a two-stage network DEA based Malmquist approach | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.subject.dgpm | Abastecimento | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Abastecimento: Coleção de Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Master Thesis - Gabriel Souza - Versão final.pdf | 1,57 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.