logo-ri

Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/846443
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Marcelo William Monteiro dapt_BR
dc.contributor.authorMoura, Verônica Santos-
dc.date.accessioned2023-11-29T00:18:26Z-
dc.date.available2023-11-29T00:18:26Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttps://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/846443-
dc.descriptionA Marinha do Brasil investe constantemente na capacitação dos seus militares para que estejam sempre prontos para seu emprego na defesa da Pátria; a garantia dos poderes constitucionais e da lei e da ordem. Essa capacitação é realizada nos cursos do Sistema de Ensino Naval, que ministram não só o conteúdo teórico como também aplicam esse conhecimento na prática, por meio de jogos de guerra que possibilitam simulações de um teatro de operações navais, aeronavais e terrestres. O Centro de Jogos de Guerra, da Escola de Guerra Naval tem, entre suas atividades, a realização do Jogo de Guerra Carimbó, para os Oficiais alunos do Curso de Estado-Maior para Oficiais Intermediários. A proposta dessa pesquisa foi demonstrar a importância do uso da informática na educação, os conceitos da Interação Homem-Computador, a imersão na realidade virtual e benefícios educacionais obtidos através da utilização do Sistema de Jogos Didáticos — simulador construtivo, do Centro de Simulação do Corpo de Fuzileiros Navais, pelos oficiais-alunos fuzileiros navais, para apoio no Jogo de Guerra Carimbó II/2022. Para isso realizou-se uma avaliação qualitativa, utilizando as seguintes técnicas: estudo de campo, entrevista nos grupos de foco e questionário para os 14 alunos fuzileiros navais do Curso de Estado-Maior para Oficiais Intermediários turma II de 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho apresentado à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para a conclusãodo Curso Superior (C-SUP 2022)-
dc.description.abstractThis training is carried out in the Naval Education System courses, which not only teach theoretical content but also apply this knowledge in practice, through war games that enable simulations of a theater of naval, air and land operations. Among its activities, the War Games Center at the Naval War College (Brazil) includes the Carimbó War Game for officers studying the General Staff Course for Intermediate Officers ...pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEscola de Guerra Naval (EGN)pt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectComputador- Jogos de Guerrapt_BR
dc.subjectInformática - Educaçãopt_BR
dc.subjectInteração - Homem - Computador - Jogos de Guerrapt_BR
dc.subjectSimuladorpt_BR
dc.titleSistemas simuladores: o uso do sistema de jogos didáticos – simulador construtivo no processo de ensino aprendizagem dos oficiais alunos fuzileiros navais do curso de estado-maior para oficiais intermediáriospt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.subject.dgpmEngenharia de computaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Tecnologia da Informação: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CSUP 2022 _ MOURA__VERONICA.pdf1,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.