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https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/846491
Título: | Os impactos da cultura e dos estilos de aprendizagem no processo de capacitação das IPSAS: uma análise sob a perspectiva dos Oficiais Alunos Intendentes da Marinha do Brasil |
Autor(es): | Souza, Mônica Ferreira Amorim Vargas de |
Orientador(es): | Fonseca, Ana Carolina Pimentel Duarte da |
Palavras-chave: | Contabilidade Pública Dimensões Culturais Estilos de Aprendizagem Public Accounting Cultural Dimensions Learning Styles |
Áreas de conhecimento da DGPM: | Ciências econômicas e contábeis |
Data do documento: | 2021 |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
Citação: | SOUZA, Mônica Ferreira Amorim Vargas de. Os impactos da cultura e dos estilos de aprendizagem no processo de capacitação das IPSAS: uma análise sob a perspectiva dos Oficiais Alunos Intendentes da Marinha do Brasil. Rio de Janeiro, 2021. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) – Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. |
Descrição: | O objetivo geral desta pesquisa foi identificar de que maneira os valores culturais e estilos de aprendizagem predominantes nos Oficiais Alunos Intendentes da Marinha do Brasil impactam o processo de capacitação para a adoção das International Public Sector Accounting Standards (IPSAS). Para cumprir o objetivo proposto, utilizou-se a teoria das dimensões culturais proposta por Hofstede (2001) e a teoria da aprendizagem experiencial proposta por Kolb (1984). A coleta de dados foi obtida por meio da aplicação de questionário e da realização de um grupo focal com os Oficiais Alunos Intendentes da Marinha do Brasil. A análise dos dados foi feita mediante a utilização da estatística descritiva e da análise de conteúdo. Identificou-se que os Oficiais Alunos apresentam como características culturais a baixa distância de poder, coletivismo, feminilidade, alta aversão à incerteza e orientação de curto prazo. Não foi possível identificar um estilo de aprendizagem predominante, porém verificou-se uma ênfase maior nos métodos básicos de aprendizagem da observação reflexiva, conceitualização abstrata e experiência concreta, e uma menor ênfase na experimentação ativa. Esses dados foram confirmados pelos Oficiais durante a realização do grupo focal, e concluiu-se que a baixa distância de poder e a orientação de curto prazo são valores que impactam de forma positiva o processo de aprendizagem, por se tratar de valores próximos aos demandados para as IPSAS. A forte aversão à incerteza, o coletivismo e a feminilidade são valores culturais que impactam de forma negativa o processo de capacitação por distanciarem-se dos valores demandados para as IPSAS. Quanto aos métodos básicos de aprendizagem, verificou-se que impactaram de forma positiva o processo de capacitação. A experimentação ativa foi definida como o método que melhor representa a turma a partir do grupo focal, divergindo do resultado identificado por meio do questionário. O impacto positivo deve-se ao fato de os métodos se aproximarem dos demandados para as IPSAS, por meio da relação cultural e da profissão contábil, de acordo com Kolb (2014). Dessa forma, a partir dos resultados apresentados no estudo, verificou-se que a identificação de fatores culturais e estilos de aprendizagem permitem que o professor direcione seu trabalho, elaborando atividades e avaliações que possivelmente irão motivar mais os alunos e, consequentemente, contribuirá com a melhoria do ensino da contabilidade pública. |
Abstract: | The main objective of this research was to identify how the prevalent cultural values and learning styles, in Brazilian Navy Officer Students, impact the training process for the adoption of the International Public Sector Accounting Standards (IPSAS). In order to achieve the proposed objective, the theory of cultural dimensions proposed by Hofstede (2001) and the theory of experiential learning proposed by Kolb (1984) were used. The data was collected through the application of a questionnaire and a focus group with Supply Officer Students of the Brazilian Navy. Data analysis was performed using descriptive statistics and content analysis. It was identified that the Officer Students present, as cultural characteristics, low distance of power, collectivism, femininity, high aversion to uncertainty and short-term orientation. Though it was not possible to identify a predominant learning style, there was a greater emphasis on the basic learning methods of reflective observation, abstract conceptualization and concrete experience, and a lower emphasis on active experimentation. These data were confirmed by the Officers, during the realization of the focus group, which led to the conclusion that both low distance of power and short-term orientation positively impact the learning process, as they are values related to those ideally demanded for the IPSAS. The strong aversion to uncertainty, collectivism and femininity are cultural values that negatively impact the training process by distancing themselves from the values demanded by IPSAS. As for the basic learning methods, it was found that they had a positive impact on the training process. Active experimentation was defined as the method that best represents the class from the focus group, diverging from the result identified through the questionnaire. The positive impact is due to the fact that the methods somehow relate to the ones demanded by the IPSAS, through the cultural relationship and the accounting profession, according to Kolb (2014). Thus, from the results presented in the study, it was found that the identification of cultural factors and learning styles allow the teacher to direct their work, developing activities and assessments that will possibly motivate students more and, consequently, contribute to the improving public accounting education. |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/846491 |
Tipo: | Dissertação |
Aparece nas coleções: | Finanças: Coleção de Dissertações |
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