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Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

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Título: Método da evolução diferenciada para a otimização do cálculo do alinhamento de eixos propulsores
Autor(es): Duarte, Yuri de Souza
Orientador(es): Pinto, Luiz Antonio Vaz
Palavras-chave: Eixos Propulsores
Cálculo do Alinhamento
Otimização
Áreas de conhecimento da DGPM: Engenharia oceânica
Data do documento: 2022
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Descrição: O presente trabalho apresenta em detalhes uma metodologia de alinhamento que consistiu na utilização do método dos elementos finitos na modelagem de uma linha de eixo e no desenvolvimento de um algoritmo utilizado para a otimização do cálculo do alinhamento de eixos propulsores, empregando o método de otimização Evolução Diferenciada, desenvolvido por STORN e PRICE (1997). Para a otimização do cálculo, foram utilizados os critérios de alinhamento estabelecidos pela SNAME (The Society of Naval Architects and Marine Engineers), onde esses critérios foram inseridos no desenvolvimento do algoritmo. Foram demonstrados quatro exemplos de aplicação do algoritmo na determinação do conjunto de deslocamentos dos mancais, a fim de se obter um alinhamento adequado. Uma análise da condição final de alinhamento de cada exemplo foi realizada. Os cálculos de alinhamento realizados para as linhas de eixo obtiveram sucesso e atenderam aos critérios estabelecidos pela SNAME. O trabalho demostrou que a aplicação do algoritmo foi eficiente na otimização do alinhamento de eixos propulsores.
Abstract: In this work, an alignment methodology is presented in detail, which consisted in the use of finite element method in the modeling of a shaft line and in the development of an algorithm used to optimize the propeller shafts alignment calculation, using the Differential Evolution optimization method, developed by STORN and PRICE (1997). For the calculation optimization, the alignment criteria established by SNAME (The Society of Naval Architects and Marine Engineers) were used, where these criteria were inserted in the development of the algorithm. Four examples of application of the algorithm were demonstrated in the bearings displacements determination in order to obtain an adequate alignment. An analysis of the final alignment condition of each example was performed. Alignment calculations for these shaft lines were successfully performed and met the criteria established by SNAME. The work showed that the application of the algorithm was efficient in alignment optimizing of propeller shafts.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/846523
Tipo: Dissertação
Aparece nas coleções:Engenharia Naval: Coleção de Dissertações

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