logo-ri

Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/846584
Título: Oficinas Terapêuticas: intervenção não-farmacológica para a promoção de saúde e melhor qualidade de vida de pacientes idosos na Marinha do Brasil.
Autor(es): Touça, Adriana da Silva
Orientador(es): Barroso, André Feijó
Palavras-chave: Idoso
Absenteísmo
Oficinas Terapêutica
Medidas Não-Farmacológicas
Áreas de conhecimento da DGPM: Saúde
Data do documento: 2023
Editor: Escola de Guerra Naval (EGN)
Descrição: O elevado absenteísmo é um problema a ser enfrentado no serviço do Núcleo de Atendimento ao Idosos na Marinha (NAIM) da Policlínica Naval de Niterói (PNN). Além de prejudicar o bom andamento do serviço oferecido e planejado pelos profissionais da equipe multiprofissional, compromete a proposta terapêutica traçada como medida não- farmacológica junto aos pacientes idosos inscritos. Consequentemente, a falta às oficinas terapêuticas faz aumentar a lista de espera que, infelizmente, existe, sobretudo, pelo quantitativo reduzido de profissionais especializados. Nesse contexto, no que tange ao Sistema de Saúde da Marinha (SSM), destaca-se sua maior oneração, pois os pacientes idosos deixam de ser “monitorados” com frequência semanal, aumentando o número de atendimentos no serviço de emergência, e, portanto, de internações hospitalares, provavelmente, evitáveis. Como solução para minimizar o absenteísmo elevado dos pacientes as oficinas terapêuticas, o presente trabalho objetiva a criação de dois protocolos a serem realizados dentro do Serviço do NAIM da PNN.
Trabalho apresentado ao Curso de Especialização Gestão em Saúde da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca
Abstract: O elevado absenteísmo é um problema a ser enfrentado no serviço do Núcleo de Atendimento ao Idosos na Marinha (NAIM) da Policlínica Naval de Niterói (PNN). Além de prejudicar o bom andamento do serviço oferecido e planejado pelos profissionais da equipe multiprofissional, compromete a proposta terapêutica traçada como medida não- farmacológica junto aos pacientes idosos inscritos. Consequentemente, a falta às oficinas terapêuticas faz aumentar a lista de espera que, infelizmente, existe, sobretudo, pelo quantitativo reduzido de profissionais especializados. Nesse contexto, no que tange ao Sistema de Saúde da Marinha (SSM), destaca-se sua maior oneração, pois os pacientes idosos deixam de ser “monitorados” com frequência semanal, aumentando o número de atendimentos no serviço de emergência, e, portanto, de internações hospitalares, provavelmente, evitáveis. Como solução para minimizar o absenteísmo elevado dos pacientes as oficinas terapêuticas, o presente trabalho objetiva a criação de dois protocolos a serem realizados dentro do Serviço do NAIM da PNN.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/846584
Tipo: Trabalho de fim de curso
Aparece nas coleções:Saúde: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Cursos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CSUP 2023 Adriana Touca.pdf1,94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.