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Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisord’Avila, Luiz Antoniopt_BR
dc.contributor.advisorAndrade, Débora França dept_BR
dc.contributor.authorLouzeiro, Camila Rocha-
dc.date.accessioned2024-01-26T18:59:43Z-
dc.date.available2024-01-26T18:59:43Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttps://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/846592-
dc.descriptionO querosene de aviação de alto ponto de fulgor, especial para a Marinha do Brasil (QAV-5) é o combustível armazenado a bordo de navios militares brasileiros para abastecimento de aeronaves. Após longos períodos de armazenamento, principalmente quando em contato com liga de cuproníquel das tubulações dos navios, este combustível pode degradar e sair de especificação, tornando-se impróprio para uso em aeronaves. Este trabalho investiga a possibilidade de reaproveitar QAV-5 degradado em misturas com óleo diesel marítimo (ODM), para uso em motores diesel propulsores de navios. O estudo consiste na oxidação acelerada de QAV-5 em contato com liga de cuproníquel, em estufa a 50 °C por 16 semanas, seguido de preparação de misturas com ODM a 25%, 50% e 75% em volume, e análise dos combustíveis e suas misturas segundo a especificação do ODM. A avaliação mensal do estado de degradação do QAV-5, realizada por meio do Jet Fuel Thermal Oxidation Test (JFTOT) e do teste de goma atual, indica que o QAV-5 degradou e saiu de especificação após 16 semanas de oxidação acelerada. A avaliação do QAV-5 e das suas misturas com ODM indica que a adição de QAV-5 ao blend promove redução nos valores de cor ASTM, índice de cetano, teor de enxofre, viscosidade, ponto de fluidez, massa específica e lubricidade das misturas. Cor ASTM e viscosidade das misturas tendem a aumentar conforme o QAV-5 é envelhecido. Estabilidade à oxidação tende a deteriorar quanto mais degradado for o QAV-5 utilizado na mistura. Os resultados apresentados indicam que QAV-5 armazenado por até 32 meses à temperatura ambiente (20 °C) pode ser utilizado em misturas com ODM num teor de até 85% em volume, uma vez que tais misturas permanecem dentro dos limites de especificação do ODM. Entretanto, a fim de garantir o teor máximo do querosene de aviação que pode ser adicionado ao óleo diesel marítimo sem comprometer a lubricidade da mistura, recomenda-se medir a lubricidade das misturas pelo método mecânico High-Frequency Reciprocating Rig (HFRR).pt_BR
dc.description.abstractHigh flash point, special jet fuel for Brazilian Navy (QAV-5) is the fuel stored aboard Brazilian military ships to replenish aircrafts. After long storage periods, especially when in contact with cupronickel alloy in the ships’ pipes, this fuel can degrade and fail to meet specification, so that it is rendered unsuitable for aircraft refueling. This work investigates the feasibility of reusing degraded QAV-5 by blending it with Brazilian marine gasoil (ODM), for utilization in diesel engines for ship propulsion. The study consists of accelerated oxidation of QAV-5 in contact with cupronickel alloy, in an oven at 50 °C for 16 weeks, followed by preparation of blends with ODM at 25%, 50% and 75% by volume, and analysis of the fuels and their blends according to ODM specification. Monthly assessments of QAV-5 degradation state, carried out by Jet Fuel Thermal Oxidation Test (JFTOT) and existent gum test, indicate that QAV-5 degraded and failed to comply with the jet fuel specification after 16 weeks of accelerated oxidation. Evaluations of QAV-5 and its blends with ODM indicate that adding QAV-5 to the blend leads to reduction in ASTM color, cetane index, sulfur content, viscosity, pour point, specific gravity and lubricity values of the blends. ASTM color and viscosity of blends tend to increase as the aging of QAV-5 progresses. Oxidation stability tends to deteriorate the more degraded the QAV-5 added to the blend is. The results herein presented indicate that QAV-5 stored for up to 32 months at room temperature (20 °C) can be used in blends with ODM at a content of up to 85% by volume, since such blends meet ODM specification limits. Nevertheless, in order to guarantee the maximum content of jet fuel that can be added to marine gasoil without compromising the mixture's lubricity, it is recommended to conduct lubricity measurements using the High-Frequency Reciprocating Rig (HFRR) mechanical method.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)pt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectQuerosene de aviaçãopt_BR
dc.subjectÓleo diesel marítimopt_BR
dc.subjectOxidação aceleradapt_BR
dc.titleInfluência da adição de querosene de aviação de alto ponto de fulgor, especial para a Marinha do Brasil (QAV-5), em óleo diesel marítimo (ODM)pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.subject.dgpmEngenharia químicapt_BR
Aparece nas coleções:Engenharia Naval: Coleção de Dissertações

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