logo-ri

Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/846611
Título: Intervenções multidisciplinares para redução no ganho de peso interdialítico dos pacientes em hemodiálise no Hospital Naval Marcílio Dias
Autor(es): Bonheur, Crhistianne da Silva
Orientador(es): Rio, Helena Maria Seidl Fonseca
Palavras-chave: Doença renal crônica
Hemodiálise
Ganho interdialítico
Áreas de conhecimento da DGPM: Saúde
Data do documento: 2023
Editor: Escola de Guerra Naval (EGN)
Descrição: A doença renal crônica cursa com a perda da diurese residual e da capacidade de filtração pelos rins. Quando evolui para o último estágio é necessário o início da terapia renal substitutiva. O principal método utilizado no Brasil é a hemodiálise intermitente, onde é realizada três vezes por semana, com duração de quatro horas cada sessão, em dias alternados. Sem o débito urinário, o líquido ingerido através dos alimentos e da água, fica acumulado no organismo. O volume total entre o peso corporal inicial de uma sessão subtraído do peso final da sessão anterior é chamado de ganho interdialítico (GID). O GID maior que 4% do peso corpóreo implica em piores desfechos clínicos, incluindo aumento da mortalidade. O GID elevado têm múltiplas causas correlacionadas como nutricionais, psicológicas, psiquiátricas e sociais. O objetivo do trabalho foi avaliar o GID em renais crônicos em hemodiálise e avaliar se o efeito da abordagem multidisciplinar após três meses cursou com redução do GID e como objetivo secundário verificar se houve correlação entre o GID com as variáveis sexo, idade e diabetes mellitus. Foram coletados dados sociais e clínicos de 76 pacientes em hemodiálise através do prontuário informatizado e da planilha mensal de hemodiálise e realizada análise descritiva e de associação. O nível de significância utilizado nesse estudo foi de p<0,05. O percentual de pacientes com GID maior que 4% no início do estudo foi de 44,7%, muito similar as taxas encontradas na literatura. Não houve diferença estatisticamente significativa entre as variáveis sexo, idade e portador de diabetes mellitus. Após a abordagem multidisciplinar, houve significativa redução do GID maior que 4%, caiu de 44% para 30% dos pacientes. Novos estudos são necessários para verificar o impacto da educação e intervenções nutricionais, médicas e psicossociais no GID.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/846611
Tipo: Trabalho de fim de curso
Aparece nas coleções:Saúde: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Cursos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CSUP_2023_Christianne_Bonheur.pdf661,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.