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Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

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Título: Gestão do conhecimento com foco nos requisitos de desempenho operacionais de uma lancha específica, para emprego no Serviço de Busca e Salvamento Marítimo no país
Autor(es): Domingues Filho, Cândido Baptista
Orientador(es): Borges, Márcio José
Palavras-chave: Operações de busca e salvamento
Embarcação
Salvamar - Brasil
Gestão do conhecimento
Áreas de conhecimento da DGPM: Segurança do tráfego aquaviário
Data do documento: 2023
Editor: Escola Superior de Guerra (ESG)
Descrição: Com a finalidade de atender a destinação constitucional, o Brasil deve dispor de um Poder Naval compatível com as tarefas que competem à Marinha do Brasil. Uma destas tarefas é a de organizar, coordenar e operar o serviço de Busca e Salvamento (SAR) marítimo. Esta monografia se propõe a estabelecer requisitos técnicos de desempenho operacionais e dotação de equipamentos e acessórios, com a finalidade de assessorar o tomador de decisão estratégica para definição dos Requisitos de Alto Nível de sistemas de uma embarcação especifica para operar no serviço de Busca e Salvamento marítimo que atenda aos principais padrões de incidentes que ocorrem na costa brasileira, para aquisição no exterior ou no país, fomentando sua Base Industrial de Defesa. Para tanto, foi efetuada uma pesquisa, a partir das especificações técnicas e registros fotográficos de um universo de trinta embarcações SAR, testadas e consagradas mundialmente, disponibilizadas pelos construtores ou operadores na Internet, além de um levantamento dos registros de incidentes de SAR marítimos, ocorridos no último triênio, até 200 milhas náuticas de distância da costa, atribuídos às embarcações com até 1.000 toneladas de deslocamento. Como objetivos secundários, procurou-se mostrar o histórico da Legislação e Convenções Internacionais, às quais o país é signatário, que regulam o serviço de Busca e Salvamento; e a organização, coordenação e operação desse serviço no Brasil e no Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, e os meios navais atualmente empregados.
Abstract: In order to fulfill the constitutional destination, Brazil must have a Naval Power compatible with the tasks incumbent on the Brazilian Navy. One of these tasks is to organize, coordinate and operate the maritime Search and Rescue (SAR) service. This monograph proposes to establish technical requirements of operational performance and provision of equipment and accessories, with the purpose of advising the decision making for the definition of the High Level Requirements of systems of a specific vessel to operate in the maritime Search and Rescue service that meets the main standards of incidents that occur on the Brazilian coast, for acquisition abroad or in the country, promoting its Industrial Defense Base. To this end, a survey was carried out, based on the technical specifications and photographic records of a universe of thirty SAR vessels, tested and established worldwide, made available by the builders on the Internet, in addition to a survey of records of maritime SAR incidents, which occurred in the last triennium, up to 200 nautical miles from the coast, assigned to vessels with up to 1,000 tons of displacement. As secondary objectives, we tried to show the history of the Legislation and International Conventions, to which the country is a signatory, which regulate the Search and Rescue service; and the organization, coordination and operation of this service in Brazil and in the United Kingdom of Great Britain and Northern Ireland, and the naval means currently employed.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/846627
Tipo: Trabalho de fim de curso
Aparece nas coleções:Assuntos Marítimos: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso

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