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https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/846633
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | William de Sousa Moreira ; Coorientador : Thauan dos Santos | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Jéssica Germano de Lima | - |
dc.date.accessioned | 2024-02-19T17:32:03Z | - |
dc.date.available | 2024-02-19T17:32:03Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.uri | https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/846633 | - |
dc.description | Este trabalho de conclusão de doutorado discute a aplicação intensiva de tecnologias ao ambiente marítimo, em particular no conceito de “e-Navigation”, que prenunciou significativo impacto ao desenvolvimento da “economia” e, paralelamente, uma relevante contribuição para a segurança marítima e a defesa nacional. O termo se refere ao emprego intensivo de tecnologias de comunicação e informação, entre outras, voltadas à coleta, intercâmbio e integração de dados, informações, plataformas e sistemas marítimos, por meios eletrônicos e digitais, de modo a harmonizar sistemas de navegação com os serviços de apoio em terra. O presente estudo é dedicado ao Porto do Rio de Janeiro e explora como o e-Navigation pode contribuir para o desenvolvimento socioeconômico por intermédio da atividade marítima, com estímulo a um ambiente de negócios mais seguro e inovador, com impactos positivos também à segurança marítima e à defesa. A pesquisa aplicada é de cunho xpiratório, conta com pesquisa de campo, de modo em que desenvolve uma análise embasada pelo método indutivo. Para estruturar a argumentação, realiza-se um levantamento bibliográfico de documentos técnicos, artigos científicos e relatórios tanto da literatura nacional como da internacional, com o fito de embasar e comprovar os elementos defendidos. O trabalho analisa, também, a estrutura política e institucional existente para a implementação do e-Navigation em âmbito nacional, bem como o papel da Autoridade Marítima Brasileira, sob responsabilidade do Comandante da Marinha do Brasil. A pesquisa questiona, ainda, se a materialização do e-Navigation pode estimular a geração de tecnologias autóctones voltadas à vigilância e controle da navegação e do tráfego marítimo, à salvaguarda da vida humana no mar, assim como à prevenção da poluição por embarcações. Tais elementos estão diretamente relacionados às atividades e responsabilidades da Marinha do Brasil. Por fim, o trabalho conclui que o conceito pode fomentar investimentos que exploram a dualidade dos sistemas envolvidos e a complementaridade entre economia e defesa. Ademais, com base nas análises e resultados obtidos, são apresentadas recomendações aos principais atores da área marítima | pt_BR |
dc.description | Relatório Técnico (doutorado profissional) - Escola de Guerra Naval, Programa de Pós-Graduação em Estudos Marítimos (PPGEM), 2023 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Escola de Guerra Naval (EGN) | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento tecnológico | pt_BR |
dc.subject | E- Navigation | pt_BR |
dc.subject | Navegações - Inovações tecnológicas | pt_BR |
dc.subject | Segurança da navegação comercial - Estratégia | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia Dual - Portos - Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.title | Uma inovação tecnológica no ambiente portuário brasileiro e suas interfaces com adefesa:o caso do Porto do Riode Janeirono implementação do e-Navigation | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.subject.dgpm | Ciência, Tecnologia e Inovação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ciência, Tecnologia e Inovação: Coleção de Teses |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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SILVA (2023) Relatório Tecnico PPGEM - UMA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA 1.pdf | 2,19 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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