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Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

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Título: A capacidade regionalizada de estocar óleo diesel marítimo e a prontidão dos meios navais da Marinha do Brasil: uma análise das interferências por meio da matriz SWOT
Autor(es): Garcia, Hugo Martorell Rodrigues
Orientador(es): Teixeira, Maria Leonor da Silva
Palavras-chave: Combustível marítimo
Logística
Planejamento estratégico
Áreas de conhecimento da DGPM: Logística militar naval
Data do documento: 2023
Editor: Escola Superior de Guerra (ESG)
Descrição: A capacidade da Marinha do Brasil de formar estoques regionais de combustíveis marítimos possui dimensões díspares ao longo das regiões geográficas do país. Para atender às demandas de combustível de seus navios, o sistema de abastecimento da Força combina recursos internos e contratados, com uma participação significativa de distribuidores terceirizados em várias regiões. A vasta extensão das Águas Jurisdicionais Brasileiras e as diferentes possibilidades de emprego do Poder Naval provocam a reflexão sobre a eficácia e confiabilidade desse modelo logístico. O estudo busca compreender como a formação de estoques regionais de combustíveis em Bases Navais afeta a prontidão dos navios da Marinha. Para discorrer essa análise, usará uma abordagem SWOT, confrontando pontos fortes e fracos da formação de estoques com oportunidades e ameaças reais do ambiente externo. Isso permitirá avaliar a estratégia da Marinha em diferentes regiões e identificar necessidades de ajustes para melhorar o sistema de abastecimento e, consequentemente, a prontidão dos navios. O conteúdo dessas análises contribuirá para decisões estratégicas embasadas voltadas para investimentos de adequação das infraestruturas ou aprimoramento de processos para lidar com as fragilidades identificadas. A discussão sobre a administração de estoques destaca, portanto, três categorias de custos: manutenção, requisição/compra e falta de estoque. A estratégia de manter estoques próximos à demanda busca maior responsividade, enquanto a redução de estoques visa minimizar custos de manutenção.
Abstract: The Brazilian Navy's ability to establish regional stocks of maritime fuels varies across the country's geographic regions. To meet the fuel demands of its ships, the Force's supply system combines internal and contracted resources, with a significant involvement of third-party distributors in various regions. The vast expanse of Brazilian Jurisdictional Waters and the different possibilities for the use of Naval Power provoke reflection on the effectiveness and reliability of this logistics model. This study aims to understand how the formation of regional fuel stocks at Naval Bases affects the readiness of Navy vessels. To address this analysis, it will use a SWOT approach, comparing the strengths and weaknesses of stock formation with real opportunities and threats from the external environment. This will allow for an assessment of the Navy's strategy in different regions and the identification of the need for adjustments to improve the supply system and, consequently, the readiness of the ships. The content of these analyses will contribute to informed strategic decisions focused on investments in infrastructure adaptation or process improvement to address identified weaknesses. The discussion on inventory management, therefore, highlights three categories of costs: maintenance, requisition/purchase, and stockouts. The strategy of maintaining stocks close to demand seeks greater responsiveness, while reducing stocks aims to minimize maintenance costs.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/846635
Tipo: Trabalho de fim de curso
Aparece nas coleções:Defesa Nacional: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso

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