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Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

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Título: O emprego otimizado de sistemas de aeronaves remotamente pilotadas na Amazônia Azul com o uso da Inteligência Artificial
Autor(es): Silva, José Fabio Carneiro da
Orientador(es): Jesus Neto, Josué Batista de
Palavras-chave: Sistema de Aeronave Remotamente Pilotada (SARP)
Amazônia Azul
Inteligência Artificial
Segurança Nacional
Áreas de conhecimento da DGPM: Planejamento estratégico de defesa
Data do documento: 2023
Editor: Escola Superior de Guerra (ESG)
Descrição: Este Trabalho de Conclusão de Curso aborda sobre a otimização de rotas no emprego de Sistemas de Aeronaves Remotamente Pilotadas (SARP) em vigilância marítima ou busca de embarcações, com o uso de Inteligência Artificial (IA). O objetivo deste estudo é contribuir com o projeto estratégico da Marinha denominado de Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul (SisGAAz). A metodologia adotada comportou uma pesquisa bibliográfica, documental e entrevistas a profissionais com conhecimentos relevantes nas suas respectivas áreas de atuação, além da experiência do autor como Aviador Naval. O tema coaduna-se com o trinômio “Defesa, Segurança e Desenvolvimento”, pois se refere ao aprimoramento contínuo do sistema de monitoramento do espaço marítimo brasileiro. A preservação desse patrimônio, no qual existe uma diversidade de recursos naturais, é de suma importância para o Brasil, de forma a assegurar a sua exploração, inclusive pelas gerações futuras. O trabalho inicia com conceitos e delimitações a respeito dos espaços marítimos e os direitos de soberania para fins de exploração, conservação e gestões de recursos naturais vivos ou não vivos das águas, do leito do mar e seu subsolo. Na sequência, aborda sobre o Levantamento da Plataforma Continental (LEPLAC) brasileira e as propostas submetidas para a sua ampliação, o que eleva a área da Amazônia Azul para 5,7 milhões de km². A seguir, versa sobre a importância do país possuir um sistema de monitoramento e proteção de área marítima, inclusive para a realização de atividades de Busca e Salvamento. Após, discorre a respeito da situação atual do emprego de SARP no âmbito do Ministério da Defesa, com destaque para as operações do Esquadrão Hórus, da FAB, que possui um sistema com capacidade de voo em média altitude e longo alcance, com comunicação por enlace de dados via satélite. Em seguida, explora o estudo científico de autoria de Lima Filho et al (2022), cujo assunto, que é o foco deste TCC, trata da possibilidade de se realizar, a partir de SARP, uma busca ou vigilância marítima a embarcações suspeitas de atos ilícitos, tais como pesca ilegal, pesquisas não autorizadas, tráfego de drogas e de armas e crimes ambientais, por meio da criação de uma Rede Neural Artificial (RNA), com capacidade de classificação, previsão e reconhecimento de padrões de embarcações. A conclusão indica que o emprego de SARP com capacidade de, pelo menos, média altitude e longo alcance, com comunicação via satélite e com um Radar de Abertura Sintética (SAR), associado à IA, para vigilância de áreas marítimas de interesse, busca de embarcações suspeitas ou busca SAR, demonstra-se como uma boa opção, pois, ao serem acionados, tais meios poderão alcançar a região de destino com rapidez. Ao encontrar, serão capazes de visualizar, identificar e registrar as imagens com o seu sensor eletro-óptico e de transmiti-las, em tempo real, para a estação de controle.
Abstract: This Course Conclusion Work deals about route optimization in the use of Remotely Piloted Aircraft Systems (RPAS) in maritime surveillance or vessel search, with the use of Artificial Intelligence (AI). The objective of this study is to contribute to the Navy's strategic Project called the Blue Amazon Management System (SisGAAz). The methodology adopted included a bibliographical and documentary research and interviews with professionals with relevant knowledge in their respective áreas of activity, in addition to the author's experience as a Naval Aviator. The theme is in line with the trinomial “Defence, Security and Development”, as it refers to the continuous improvement of the monitoring system of the Brazilian maritime space. The preservation of this heritage, in which there is a diversity of natural resources, is of major importance for Brazil, in order to ensure its exploration, including by future generations. The work begins with concepts and delimitations regarding maritime spaces and sovereign rights for the purpose of exploration, conservation and management of living or non-living natural resources of the waters, the seabed and its subsoil. Next, it discusses the Survey of the Brazilian Continental Shelf (LEPLAC) and the proposals submitted for its expansion, which increases the área of the Blue Amazon to 5.7 million km². Next, it deals with the importance of the country having a maritime área monitoring and protection system, including for carrying out Search and Rescue activities. Afterwards, it discusses the current situation of the use of RPAS within the scope of the Ministry of Defense, with emphasis on the operations of the Hórus Squadron, of the Brazilian Air Force, which has a system capable of flying at medium altitude and long range, with communication via link satellite data. Then, it explores the scientific study authored by Lima Filho et al (2022), whose subject, which is the focus of this paper, deals with the possibility of carrying out, from RPAS, a maritime search or surveillance of vessels suspected of illicit activities, such as illegal fishing, unauthorized research, drug and arms trafficking and environmental crimes, through the creation of an Artificial Neural Network (ANN), capable of classifying, predicting and recognizing vessel patterns. The conclusion indicates that the use of RPAS capable of, at least, medium altitude and long range, with satellite communication and with a Synthetic Aperture Radar (SAR), associated with AI, for surveillance of maritime areas of interest, search for suspect vessels or SAR search, prove yourself as a good option, because, when activated, such means can quickly reach the destination region. When found, they will be able to view, identify and record the images with their electro-optical sensor and transmit them, in real time, to the control station.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/846636
Tipo: Trabalho de fim de curso
Aparece nas coleções:Defesa Nacional: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso

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