Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/846639
Título: | Gestão do Conhecimento: como aperfeiçoar o atual sistema gestão do conhecimento implementada no Programa de Submarinos da Marinha do Brasil? |
Autor(es): | Felzky, Marcelo Alves |
Orientador(es): | Gavião, Luiz Octávio |
Palavras-chave: | Gestão do conhecimento Transferência de tecnologia Submarinos Política estratégica |
Áreas de conhecimento da DGPM: | Planejamento estratégico de defesa |
Data do documento: | 2023 |
Editor: | Escola Superior de Guerra (ESG) |
Descrição: | Esta pesquisa visa avaliar a atual gestão do conhecimento aplicada na manutenção dos Submarinos Classe Riachuelo, confrontando com as boas práticas encontradas na literatura, visando minimizar o risco da perda de continuidade desse processo, gerado por movimentações, transferência para a reserva e “fuga de cérebros”, o que pode vir a comprometer a qualidade da manutenção dessa classe de submarinos no médio e longo prazos. A oficina de Sistemas de Combate, Controle da Plataforma e Mastros dos Submarinos Classe Riachuelo (CMS-40), instalada recentemente em Itaguaí, conta com um efetivo de 85 militares, deste efetivo apenas 08 oficiais participaram da transferência de tecnologia na França e uma parcela significativa do restante da tripulação pertence ao quadro temporário. Esse contexto indica um risco de solução de continuidade no conhecimento adquirido pela Marinha. Para atingir esse propósito foi realizada uma pesquisa exploratória documental sobre os treinamentos realizados pelo pessoal da Marinha na França e o sistema de gestão do conhecimento empregado. Com base na revisão da literatura sobre boas práticas em gestão do conhecimento em empresas públicas e privadas, foram elaborados questionários para a coleta de dados junto ao CMS-40. A análise desses dados de formas quantitativa e qualitativa permitiu identificar lacunas na gestão de conhecimento utilizada no CMS-40 e sugerir os aperfeiçoamentos necessários para minimizar a perda de capacidade em manutenção dos equipamentos dos Submarinos, naquela Oficina. |
Abstract: | This research aims to evaluate the current knowledge management applied in the maintenance of Riachuelo Class Submarines, confronting with the good practices found in the literature, aiming to minimize the risk of loss of continuity of this process, generated by movements, transfer to the reserve and “brain drain” ”, which may compromise the quality of maintenance of these submarines in the medium and long term. The Combat Systems workshop, Platform Control and Masts for Riachuelo Class Submarines (CMS-40), recently installed in Itaguaí, has a staff of 85 soldiers. Of this staff, only 10 officers participated in the technology transfer in France and a significant portion of the rest of the crew belongs to the temporary staff. This context indicates a risk of continuity solution in the knowledge acquired by the Navy. To achieve this purpose, an exploratory documentary research was carried out on the training carried out by Navy personnel in France and the knowledge management system employed. Based on the literature review on good practices in knowledge management in public and private companies, questionnaires were prepared for data collection with the CMS-40. The analysis of these data in quantitative and qualitative ways allowed identifying gaps in the knowledge management used in the CMS-40 and suggesting the necessary improvements to minimize the loss of maintenance capacity of the equipment in that Workshop. |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/846639 |
Tipo: | Trabalho de fim de curso |
Aparece nas coleções: | Defesa Nacional: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CAEPE.63 TCC VF.pdf | 2,4 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.