Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/846664
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Costa, Marcelo Alcides Albuquerque da | pt_BR |
dc.contributor.author | Madela, William dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2024-03-01T11:37:11Z | - |
dc.date.available | 2024-03-01T11:37:11Z | - |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.uri | https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/846664 | - |
dc.description | O ensino das competências comportamentais, realizado pelo Sistema de Ensino da Marinha, tem entre seus objetivos contribuir para a qualificação Ética e a difusão dos Valores Militares, às Praças da Marinha do Brasil, por meio de um Itinerário Formativo que orienta os cursos de formação, especialização e aperfeiçoamento a que são submetidos todos os militares. O objetivo deste estudo é verificar se o Itinerário Formativo das Praças, com suas capacidades, referências e currículos, está sendo efetivo no ensino da Ética e dos Valores Militares, para o entendimento pleno da hierarquia e disciplina e do cumprimento de ordens, pelos egressos de seus cursos, frente aos valores adquiridos nas relações sociais fora do ambiente militar. A metodologia adotada comportou como método científico o hipotético-dedutivo, visando realizar uma pesquisa quanto aos fins do tipo exploratória e explicativa, e quanto aos meios de investigação do tipo pesquisa de campo, documental e bibliográfica, além da experiência do autor como Oficial Superior da Marinha do Brasil que serviu em Organizações Militares do Sistema de Ensino Naval. Também esteve na pauta a conceituação de ética e a consideração das características da profissão militar, sua moral, ética e valores, assim como uma breve reflexão sobre as relações sociais dos jovens no século XXI. O Sistema de Ensino Naval foi explorado mediante a sua evolução histórica, a influência sofrida com a Gestão de Pessoas por Competências adotada pela Marinha, e a adoção da Pedagogia das Competências para a formatação, implementação e consolidação do Novo Itinerário Formativo das Praças. Com destaque para o ensino por meio das competências técnico profissionais e competências comportamentais, esta última, é o foco deste trabalho. Para entender a qualidade desta transformação é necessária a análise do docente, elemento orientador de todo o processo, no universo de sua capacitação, avaliação e valorização, além dos relatos daqueles militares que recebem o integrável do Sistema de Ensino, o recurso humano que será empregado nos Navios e Organizações Militares da Marinha por todo o país. A conclusão do trabalho indica que a manutenção da capacitação do pessoal que compõe a Marinha, por meio do Sistema de Ensino Naval, valoriza a meritocracia e a formação continuada, sempre cultivando um elevado estado motivacional dos jovens militares, e considera ainda, a bagagem e a influência que o indivíduo recebe das relações sociais e do mundo ao seu redor. Relatórios avaliativos pós-escolar têm proporcionado ao Setor do Ensino melhorias evolutivas nos seus cursos, e também relata que, apesar da necessidade constante de ajustes, os estabelecimentos de ensino vêm cumprindo o ensino da ética e dos valores, e que os jovens militares, conscientemente, estão cumprindo a hierarquia e disciplina. | pt_BR |
dc.description.abstract | The teaching of behavioral competences, carried out by the Teaching System of the Navy, has among its objectives to contribute to the qualification of Ethics and the diffusion of Military Values, to sailors, corporals, sergeants and non-commissioned officers of the Brazilian Navy, through a Training Itinerary that guides the training courses, specialization and improvement to which all military are submitted. The objective of this study is to verify if the Formative Itinerary of the Military, with its capacities, references and curricula, is being effective in the teaching of Ethics and Military Values, for the full understanding of the hierarchy and discipline and the fulfillment of orders, by the graduates of their courses, in view of the values acquired in social relations outside the military environment. The methodology adopted included the hypothetical-deductive scientific method, aiming to carry out a research regarding the purposes of an exploratory and explanatory type, and regarding the means of investigation such as field, documentary and bibliographic research, in addition to the author's experience as a Superior Officer of the Brazilian Navy who served in Military Organizations of the Naval Education System. Also on the agenda was the conceptualization of ethics and the consideration of the characteristics of the military profession, its morals, ethics and values, as well as a brief reflection on the social relations of young people in the 21st century. The Naval Education System was explored through its historical evolution, the influence suffered by the People Management by Competencies adopted by the Navy, and the adoption of the Pedagogy of Competencies for the formatting, implementation and consolidation of the New Training Itinerary of the Military. With emphasis on teaching through professional technical skills and behavioral skills, the latter is the focus of this work. In order to understand the quality of this transformation, it is necessary to analyze the teacher, a guiding element of the entire process, in the universe of their training, evaluation and valorization, in addition to the reports of those military who receive the integrable of the Education System, the human resource that will be employed in Naval Ships and Military Organizations throughout the country. The conclusion of the work indicates that the maintenance of the qualification of the personnel that make up the Navy, through the Naval Education System, values meritocracy and continued education, always cultivating a high motivational state of young sailors, and also considers the baggage and the influence that the individual receives from social relationships and the world around him. Post-school evaluative reports have provided the Education Sector with evolutionary improvements in its courses, and also reports that, despite the constant need for adjustments, educational establishments have been complying with the teaching of ethics and values, and that young military consciously are complying with hierarchy and discipline. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Escola Superior de Guerra (ESG) | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Sistema de Ensino Naval (SEN) | pt_BR |
dc.subject | Ética | pt_BR |
dc.subject | Valores militares | pt_BR |
dc.subject | Formação militar | pt_BR |
dc.title | O ensino da ética militar: a influência do comportamento e atuais valores adquiridos nas relações sociais | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.subject.dgpm | Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CAEPE.88 TCC VC.pdf | 5,27 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.