logo-ri

Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/846681
Título: A relação do desenvolvimento de doenças psiquiátricas e o desempenho da atividade especial de imersão, mergulho e paraquedismo em militares no âmbito da Junta de Saúde de Atividade Especiais (JSAE/ComForS) – Estudo Piloto
Autor(es): Jóia, Leonardo Maciel
Orientador(es): Rio, Helena Maria Seidl Fonseca
Palavras-chave: Militar
Burnout
Questionário MBI
Militar em atividade especial
Áreas de conhecimento da DGPM: Saúde
Data do documento: 2023
Editor: Escola de Guerra Naval (EGN)
Descrição: Os integrantes da Marinha do Brasil (MB) que se dedicam a funções especializadas, tais como submarinistas, mergulhadores, mergulhadores de combate, bem como médicos e enfermeiros hiperbáricos, rotineiramente se deparam com tarefas profissionais de elevada complexidade. Durante o cumprimento dessas missões, são frequentemente submetidos a ambientes desafiadores e enfrentam demandas físicas e mentais de extrema exigência. O Burnout é caracterizado como uma síndrome psicológica que se manifesta após uma exposição prolongada a intensa tensão emocional, muitas vezes vinculada a altos níveis de estresse no ambiente de trabalho. Esse estado surge como resultado da pressão constante e repetitiva no âmbito profissional, resultando em exaustão e falta de energia, o que pode levar o indivíduo a perder o interesse em suas responsabilidades laborais. Na Junta Regular de Saúde de Atividades Especiais do Comando da Força de Submarinos (JSAE/ComForS), entre os anos de 2008 e 2023, ao conduzir um levantamento utilizando o SINAIS 3.0 (Sistema Naval de Inspeções de Saúde) em relação aos militares envolvidos em atividades especiais que foram direcionados para a Verificação de Deficiência Funcional (VDF) e incapacidade devido a questões de saúde mental, verificou-se um crescimento substancial, variando de 1,7% a 3% ao longo desse período. Nesse sentido, torna-se evidente a necessidade de identificar as causas mais comuns dos afastamentos por razões psiquiátricas, a fim de desenvolver e implementar ações de gestão de saúde voltadas para a prevenção e, consequentemente, a redução de afastamentos relacionados a saúde mental. Como causas críticas foram apontados o estresse causado pelo desempenho da atividade especial e a falta de conscientização sobre saúde mental e doenças psiquiátricas. Dessa forma, com o intuito de levantar dados sobre a relação do trabalho dos militares em atividades especiais e sua saúde mental, foram aplicados dois questionários sobre o desenvolvimento do Burnout e o clima organizacional das Organizações Militares (OM). Sendo assim, foi observado que a maioria dos participantes da pesquisa encontram-se em fase inicial do Burnout e apontam um clima organizacional moderado. Nesse contexto, o presente estudo se configura como uma iniciativa de intervenção com a finalidade de diminuir as taxas de afastamento decorrentes de doenças psiquiátricas entre os militares em funções especiais. Desse modo, adotamos uma abordagem voltada para a identificação das razões por trás desses afastamentos e para o planejamento de medidas que viabilizem a consecução desse propósito.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/846681
Tipo: Trabalho de fim de curso
Aparece nas coleções:Saúde: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Cursos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CSUP2023_LEONARDOMACIEL.pdf526,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.