logo-ri

Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/846693
Título: FATORES ASSOCIADOS AO LONGO TEMPO DE ESPERA DAS CIRURGIAS DE FRATURA PROXIMAIS DE FÊMUR NO HOSPITAL MARCÍLIO DIAS
Autor(es): Andrade, Paulo de Tarso Avelino Lopes
Orientador(es): Contarato, Priscilla Caran
Palavras-chave: Fratura do fêmur
Cirurgia Ortopédica
Tempo de resposta
Áreas de conhecimento da DGPM: Saúde
Data do documento: 2023
Editor: Escola de Guerra Naval (EGN)
Descrição: No Brasil, as fraturas de fêmur constituem um grande problema de saúde pública devido a sua grande incidência e taxa de mortalidade elevada. Uma variável crítica no cuidado das condições agudas de saúde é o tempo resposta, que impacta diretamente no desfecho de saúde do paciente. A situação problema verificada é o longo aprazamento para correção cirúrgica da fratura proximal de fêmur. Este problema foi priorizado, pois tem relevância no resultado pós-operatório, tempo de internação, impacto na redução da mortalidade e redução de complicações como aumento da morbidade do paciente. A solução do problema permite ao Sistema de Saúde da Marinha a reduzir custos de internação, evitar o cancelamento de cirurgias, acelerar a realização de exames pré-operatórios e otimizar as vagas de unidades pós-operatórias. Na fratura proximal de fêmur quanto antes o paciente for operado, maior será a chance de recuperação desse paciente. A interferência na situação problema atinge na melhora do resultado cirúrgico com melhora precoce, deambulação imediata e retorno do idoso para o convívio de seus familiares. O usuário do Sistema de Saúde da Marinha terá uma melhora direta na expectativa de vida. O objetivo geral desse trabalho é diminuir o tempo de aprazamento para correção cirúrgica da fratura proximal de fêmur no Hospital Naval Marcílio Dias. Os objetivos específicos são: diminuir o tempo para conclusão dos exames pré-operatórios a fim de não atrasar a realização da cirurgia e otimizar o quantitativo de vagas nas unidades de pós-operatório. Diante das modificações sugeridas pelo trabalho, já se apresenta melhora e diminuição no tempo de preparo pré-operatório, consequentemente antecipação da cirurgia. O que mais me trouxe prazer neste trabalho é que alguns poucos desafios foram alcançados e que a partir das alterações executadas nenhuma cirurgia foi cancelada por motivo de vaga de unidade fechada. Ainda não foi possível quantificar qual o percentual de pacientes foram reduzidos para até 72 horas para realização de pré-operatório e, portanto serem submetidos a cirurgia mas um fato é real foi possível através dessa obra conscientizar a necessidade de abrir os olhos para esta patologia que tanto aflige nossa população idosa. O trabalho poderá ainda sofrer alterações de acordo com a necessidade do alto comando naval adquirindo novos horizontes para melhor anseio dos usuários do Sistema de Saúde da Marinha (SSM).
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/846693
Tipo: Trabalho de fim de curso
Aparece nas coleções:Saúde: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Cursos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
C_SUP_2023__PAULO_ANDRADE.doc246,5 kBMicrosoft WordVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.