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Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/846742
Título: Cluster tecnológico naval no Rio de Janeiro : a sua importância para o desenvolvimento da economia do mar, desafios e perspectivas.
Autor(es): Correa, Marcelo Gameleira
Orientador(es): Souza, José Roberto Brito de
Palavras-chave: Amazônia Azul
Economia do Mar
Políticas Publicas
Tríplice Hélice
Áreas de conhecimento da DGPM: Ciência, Tecnologia e Inovação
Data do documento: 2023
Editor: Escola de Guerra Naval (EGN)
Descrição: Esta pesquisa tem o objetivo de compreender a importância da Economia do Mar para o desenvolvimento sustentável do País, bem como identificar os desafios, oportunidades e perspectivas visando à alavancagem do Cluster Tecnológico Naval do Rio de Janeiro (CTN-RJ), considerado relevante e de importância estratégica para o Brasil. O interesse pelo mar vem aumentando nos últimos anos, em virtude da demanda por alimentos e energia, cujas atividades correlacionadas têm contribuído para o desenvolvimento socioeconômico global. Nesse diapasão, a importância de preservação da Amazônia Azul, por constituir uma fonte de recursos naturais e de biodiversidade, e visando à garantia da soberania nacional sobre essa região. Isso demandará uma maior conscientização pela sociedade brasileira sobre a importância do mar, a fim de prover um Poder Naval capaz de realizar a Defesa Nacional. Ainda não há no Brasil dados estatísticos para a contabilização e contribuição econômica dos recursos ofertados pelo mar, o que tem dificultada a elaboração, implementação e condução de políticas públicas e ações adequadas relacionadas ao ambiente marinho. Os clusters marítimos se apresentam como uma solução para a organização dos espaços marítimos, como para modelos de governança das economias regionais e, eventualmente, nacionais catalisando os respectivos desenvolvimentos econômicos e sociais, mediante o conceito da Tríplice Hélice. Nesse cenário, o CTN-RJ surgiu dessas vantagens competitivas e comparativas já proporcionadas pelas características geográficas do estado do Rio de Janeiro, além da concentração de cadeias produtivas relacionadas à indústria naval, apoio logístico, infraestrutura de Estaleiros, Bases Navais e Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ), fornecedores de insumos básicos, bem como por sediar conceituadas universidades, escolas militares e mão-de-obra qualificada. Não obstante, também, tem contribuído para a disseminação de informações sobre a referida temática junto à sociedade. Dentre as atividades prioritárias do CTN-RJ destacam-se a de produção de óleo e gás offshore, setor de pesca e os programas e projetos estratégicos em desenvolvimento pela MB, o que tem impulsionado a área de construção e reparo naval, gerado um considerável efeito multiplicador na economia e promovido desenvolvimento tecnológico. O Brasil é um dos 10 países no mundo que possui políticas públicas marítimas, as quais necessitam de revisão. Sob a coordenação da Marinha do Brasil (MB), foi encaminhada à Casa Civil no corrente ano, após um debate envolvendo vários ministérios e a sociedade civil, uma nova proposta da Política Marítima Nacional (PMN). Destaca-se ainda a fraca consciência sobre a importância do mar na sociedade, falta de planejamento do uso dos espaços marítimos e de articulação política, bem como de uma agenda nacional para tratar do assunto, nos mesmos moldes da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Em relação às Políticas Públicas Marítimas estaduais, a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ) aprovou a Política Estadual da Economia do Mar, assim como criou a Comissão Estadual de Desenvolvimento da Economia do Mar (CEDEMAR). Após comparação dos clusters de sucesso na Europa e do Cluster Aeroespacial e Defesa, em São José dos Campos – SP, observa-se que a consolidação desses clusters dependeu da maior participação do governo, por meio de incentivos fiscais ou concedendo ao setor privado nacional exclusividade para a construção de navios e equipamentos de defesa, para o fortalecimento de sua Base Industrial de Defesa (BID).
Trabalho apresentado à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para a conclusão do Curso de Política e Estratégia Marítimas (C-PEM 2023)
Abstract: This research aims to understand the importance of the Economy of the Sea for the sustainable development of the country, as well as to identify the challenges, opportunities and perspectives aimed at leveraging the Naval Technological Cluster of Rio de Janeiro (CTN- RJ), considered relevant and of strategic importance for Brazil. Interest in the sea has increased in recent years, due to the demand for food and energy, whose correlated activities have contributed to global socioeconomic development. In this context, the importance of preserving the Blue Amazon, as it constitutes a source of natural resources and biodiversity and aims to guarantee national sovereignty over this region. This will require greater awareness among Brazilian society about the importance of the sea, to provide a Naval Power capable of carrying out National Defense. In Brazil, there is still no statistical data for the accounting and economic contribution of the resources offered by the sea, which has hampered the elaboration, implementation and conduct of public policies and appropriate actions related to the marine environment. Maritime clusters present themselves as a solution for the organization of maritime spaces, as well as for governance models of regional and, eventually, national economies, catalyzing the respective economic and social developments, through the concept of the Triple Helix. In this scenario, CTN-RJ emerged from these competitive and comparative advantages already provided by the geographic characteristics of the state of Rio de Janeiro, in addition to the concentration of production chains related to the naval industry, logistical support, infrastructure of Shipyards, Naval Bases and Navy Arsenal of Rio de Janeiro. Rio de Janeiro (AMRJ), suppliers of basic inputs, as well as hosting renowned universities, military schools, and qualified labor. However, it has also contributed to the dissemination of information on this topic within society. Among CTN-RJ's priority activities, offshore oil and gas production, the fishing sector and strategic programs and projects under development by MB stand out, which has boosted the area of shipbuilding and repair, generating a considerable effect multiplier in the economy, and promoted technological development. Brazil is one of 10 countries in the world that has public maritime policies, which require review. Under the coordination of the Brazilian Navy (MB), a new proposal for the National Maritime Policy (PMN) was forwarded to the Civil House this year, after a debate involving several ministries and civil society. Also noteworthy is the weak awareness of the importance of the sea in society, the lack of planning for the use of maritime spaces and political articulation, as well as a national agenda to address the issue, along the same lines as the United Nations 2030 Agenda. (UN). In relation to state Maritime Public Policies, the Legislative Assembly of the State of Rio de Janeiro (ALERJ) approved the State Policy for the Economy of the Sea, as well as creating the State Commission for the Development of the Economy of the Sea (CEDEMAR). After comparing the successful clusters in Europe and the Aerospace and Defense Cluster, in São José dos Campos – SP, it is observed that the consolidation of these clusters depended on greater government participation, through tax incentives or granting the national private sector exclusivity. for the construction of ships and defense equipment, to strengthen its Defense Industrial Base (BID).
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/846742
Tipo: Trabalho de fim de curso
Aparece nas coleções:Ciência, Tecnologia e Inovação: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso

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