Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/846754
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Santos, Henrique | pt_BR |
dc.contributor.author | Dinucci, Cesar Lucena | - |
dc.date.accessioned | 2024-03-16T05:00:39Z | - |
dc.date.available | 2024-03-16T05:00:39Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.uri | https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/846754 | - |
dc.description | No cenário em que vivemos a proteção ao ambiente marinho se torna fundamental para o desenvolvimento socioeconômico das nações. Os oceanos são fontes de recursos e interferem diretamente no clima do planeta. Porém, se percebe desde o final do século XX que esse ambiente vem se deteriorando em função da poluição marinha causada pela interferência humana devido a diversas atividades econômicas, incluindo os navios como fontes dessa degradação. O regramento jurídico acerca da prevenção da poluição causada por navios e das normas aplicáveis ao desmantelamento de navios, assim, como as práticas da operação de navios. As informações dispostas ao longo do presente trabalho pretendem suscitar a reflexão e possíveis soluções acerca dos temas aqui abordados. Se for cumprido o regramento referente ao desmantelamento de navios que dão baixa considerando os custos inerentes a esta fase do ciclo de vida do navio, desfazimento, e se forem cumpridas as boas práticas relacionadas a manipulação de resíduos oleosos descartáveis durante a operação de nossos navios considerando novamente os custos inerentes a etapa de operação do ciclo de vida, então poderá ocorrer a prevenção da poluição causada por navios. Demostrar que o cumprimento das Convenções e regramento internacionais e nacionais relativos as atividades de desmantelamento e a operação de resíduos oleosos a bordo podem contribuir significativamente para evitar a poluição do mar a partir de navios. O marco temporal para delimitação da pesquisa será a Convenção das Nações Unidas sobre o alto mar de 1958 realizada em Genebra, chegando até os dias atuais com a Convenção de Hong Kong. Quanto ao método adotado no presente trabalho, utilizou-se o dedutivo e a pesquisa se baseou na técnica qualitativa com fontes primarias e secundarias pertinentes ao tema. Por fim, serão apresentadas propostas, com potencial de mitigação dos riscos, visando contribuir com o esforço em garantir que nossos mares e regiões costeiras estejam ecologicamente equilibrados, conservados, e sobretudo, viáveis economicamente para as gerações futuras | pt_BR |
dc.description | Trabalho apresentado à Escola de Guerra Naval como requisito parcial para a conclusão do Curso de Política e Estratégia Marítimas (C-PEM 2023) | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Escola de Guerra Naval (EGN) | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | convenções internacionais | pt_BR |
dc.subject | Direito do mar | pt_BR |
dc.subject | Poluição marinha | pt_BR |
dc.subject | Poluição por hidrocarbonetos | pt_BR |
dc.title | A poluição causada por navios durante sua operação e no processo de desmantelamento : os principais regramentos internacionais e nacional | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.subject.dgpm | Assuntos Marítimos | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Assuntos Marítimos: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
C-PEM_2023_DINUCCI_CESAR.pdf | 2,36 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.