logo-ri

Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/846772
Título: O PROTAGONISMO DAS RELAÇÕES CIVIS-MILITARES NO PROJETO DE DEFESA NACIONAL: contribuições civis-militares da Era Vargas, de 1930 a 1945, por ocasião da participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial
Autor(es): MACEDO, FABIANA PEREIRA
Orientador(es): Ribeiro, Leandro Freitas
Palavras-chave: Relações Civis-Militare
Samuel Huntington
Morris Janowitz.
Profissionalização militar
Era Vargas.
Segunda Guerra Mundial
Áreas de conhecimento da DGPM: Planejamento militar
Data do documento: 2023
Editor: Escola de Guerra Naval (EGN)
Descrição: O propósito da pesquisa é analisar se as ações da alta administração política durante a Era Vargas, entre 1930 e 1945, estiveram em sintonia com a Teoria das Relações entre Civis e Militares, no intuito de impactar o desenvolvimento de um projeto de defesa nacional. A relevância do tema reside na oportunidade de contribuir para a compreensão das relações entre civis e militares, assim como para a percepção das alterações ocorridas ao longo de uma situação de elevada complexidade. Para alcançar este objetivo, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, adotando-se uma metodologia descritiva e analítica, focada na análise das relações entre os civis, o Estado e os militares, durante a Era Vargas, por ocasião da participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial (IIGM). A pesquisa apoiou-se na aplicação da Teoria das Relações Civis-Militares, de Samuel Huntington (1927-2008) e Morris Janowitz (1919-1988), que estabelecem as formas de controle civil sobre o aparato militar. Foram utilizadas as definições de cada teórico para analisar com maior precisão as relações. Após interrelacionar a teoria com a realidade do contexto temporal da Era Vargas, concluiu-se que a alta administração do governo Vargas não realizou um controle civil objetivo sobre seus militares, portanto, sem o alinhamento defendido pela Teoria das Relações entre Civis e Militares, impactando, assim, o desenvolvimento de um projeto de defesa nacional, o que contribuiu para a controversa participação brasileira na IIGM (1939-1945).
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/846772
Tipo: Dissertação
Aparece nas coleções:Ensino: Coleção de Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CEMOS_ FABIANA PEREIRA MACEDO.pdf499,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.