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https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/846816
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | BRANCO, FELIPE BORGES CASTELLO | - |
dc.date.accessioned | 2024-03-26T18:37:27Z | - |
dc.date.available | 2024-03-26T18:37:27Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | Silva, Marcelo William Monteiro da | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/846816 | - |
dc.description | O Planejamento Baseado em Capacidades surgiu nos EUA em 2002, como um novo método de planejamento estratégico, que tem como objetivo, dimensionar as Forças Armadas de forma mais otimizada, econômica e hábil, visando se contrapor a uma quantidade cada vez mais variada de cenários. Em 2016, por iniciativa do Ministério da Defesa, iniciam-se os estudos para a implementação deste processo no Brasil, e que a medida que os estudos sobre o tema amadurecem dentro das Forças Armadas algumas dúvidas começam a surgir. Com isto, este estudo tem como objetivo elucidar dois questionamentos: Os Jogos de Guerra poderiam contribuir para avaliação e melhorias de um Planejamento Baseado em Capacidades? Quais seriam os benefícios do seu uso? Para tal, foi utilizado a metodologia de análises bibliográficas e documentais, atreladas a estudos comparativos das experiências adotadas em países ocidentais. Inicialmente, foi necessário construir um entendimento sólido do que seriam os Jogos Guerra profissionais, seus benefícios, limitações e sua importância histórica. Foi chegado a uma definição de que os Jogos de Guerra são uma simulação de guerra, na qual, não são utilizadas forças militares reais e que podem ter propósito didático ou analítico, onde interações sucessivas entre lados antagônicos, produzem resultados diversos, que podem ser analisados a posteriori para diversas finalidades, como, por exemplo, o aprimoramento de planos. Em seguida foi necessário um estudo sobre o que seria um Planejamento Baseado em Capacidades, suas vantagens e desvantagens e também seu histórico, onde foi possível observar que é um processo sólido, mas longe de perfeito. Com este arcabouço de conhecimento documentado, foi analisado como então, os Jogos de Guerra poderiam auxiliar um ciclo de Planejamento Baseado em Capacidades, de modo a mitigar suas falhas. Para isto, foi realizado uma pesquisa bibliográfica detalhada, juntamente com o estudo da experiência do Reino Unido e da Noruega, o que permitiu chegar a uma clara conclusão, de que, os Jogos de Guerra podem contribuir para um Planejamento Baseado em Capacidades, cujo ciclo deve prever a inserção de Jogos de Guerra Analíticos de modo a identificar possíveis falhas de planejamento a serem corrigidas, tornando o processo mais consistente e tão aderente quanto possível à constante evolução dos fatos e alterações de cenários. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Escola de Guerra Naval (EGN) | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Jogos de Guerra | pt_BR |
dc.subject | Planejamento Baseado em Capacidades | pt_BR |
dc.subject | Planejamento estratégico | pt_BR |
dc.title | O EMPREGO DOS JOGOS DE GUERRA EM UM CICLO DE PLANEJAMENTO BASEADO EM CAPACIDADES | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.subject.dgpm | Planejamento estratégico de defesa | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Estudos Militares: Coleção de Dissertações |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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