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https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/846820
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Violante, Rocha | pt_BR |
dc.contributor.author | Gama, Daniel Drumond | - |
dc.date.accessioned | 2024-03-26T19:01:41Z | - |
dc.date.available | 2024-03-26T19:01:41Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.uri | https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/846820 | - |
dc.description | O objeto de pesquisa desta dissertação, é o Serviço de Tráfego de Embarcações no Brasil a partir de 2015, quando entrou em operação, pela primeira vez, esse tipo de infraestrutura no país. Partindo-se da hipótese de que existe aderência entre a teoria da Infraestruturação do Mar proposta por Lars Wedin com o objeto, traçou-se como objetivo principal de análise a confrontação entre a teoria e realidade. Como objetivos específicos buscou-se compreender a teoria, a criação e evolução do Serviço ao nível mundial e os seus benefícios para a Consciência Situacional Marítima. Lars Wedin, inspirado nos ideais teóricos do Almirante Castex e Coutau-Bégarie, buscou explicar o aumento da concentração das atividades humanas no ambiente marítimo como consequência das relações econômicas. Embora existam diversidades de conceitos explorados por Lars Wedin, dentro da teoria desenvolvida pelo autor, esta pesquisa priorizou o conceito de territorialização. Outros autores como Almirante Duval e Almirante Zumwalt reclassificaram as missões das Marinhas de Guerra na era contemporânea, chamando a atenção para a importância da garantia dos interesses econômicos de um Estado. As contribuições feitas pelos Almirantes Duval e Almirante Zumwalt darão suporte a compreensão das análises feitas em torno do referencial teórico de Wedin. No caso particular do Brasil, constatou-se a existência de uma relação conceitual sistêmica entre a teoria de Infraestruturação do Mar e o objeto estudado. Embora tenham sido desenvolvidos isoladamente, ao serem observados sob uma perspectiva holística, se interrelacionam. Desta feita, cabe-nos citar no trabalho a relação existente entre a teoria de Lars Wedin, o Planejamento Espacial Marinho, a sua relação com a Segurança Marítima e o Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul, que no caso brasileiro, materializa o ambiente no qual o Serviço de Tráfego de Embarcações está inserido | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Escola de Guerra Naval (EGN) | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Serviço de Tráfego de Embarcações | pt_BR |
dc.subject | Lars Wedin | pt_BR |
dc.subject | Almirante Castex | pt_BR |
dc.subject | Almirante Duval | pt_BR |
dc.subject | Almirante Zumwalt | pt_BR |
dc.subject | Planejamento Espacial Marinho | pt_BR |
dc.subject | Segurança Marítima | pt_BR |
dc.subject | istema de Gerenciamento da Amazônia Azul | pt_BR |
dc.title | Infraestruturação do mar: o serviço de tráfego de embarcações no Brasil entre 2015 e 2023. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.subject.dgpm | Segurança do tráfego aquaviário | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Operações Navais: Coleção de Dissertações |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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