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Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPinto, Ítalo de Melopt_BR
dc.contributor.authorSantos, Fábio Roberto Bocca-
dc.date.accessioned2024-04-07T13:48:24Z-
dc.date.available2024-04-07T13:48:24Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttps://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/846844-
dc.descriptionA pesquisa aborda o tema da racionalidade e intuição em um processo de tomada de decisão, a partir de um caso para estudo, conhecido como “Milagre no Hudson”, no qual em 15 de janeiro de 2009, na cidade de Nova Iorque, o voo 1549 da US Airways, após a decolagem, chocou-se com pássaros, deixando a aeronave sem empuxo e necessitando de pouso imediato. Diante dessa situação, o piloto realizou um pouso de emergência no Rio Hudson,sendo capaz de decidir de maneira rápida e precisa, proporcionado a salvaguarda de todos os passageiros e tripulantes a bordo. O propósito do trabalho é analisar se a intuição do piloto foi preponderante na decisão de pousar no Rio Hudson, bem como identificar oportunidades para aprimorar o processo decisório dos militares da Marinha do Brasil. Para tal, é abordado como referencial teórico a teoria das decisões, de acordo com os maiores cientistas cognitivos na atualidade, no tocante à intuição e racionalidade. Na contextualização do caso foram utilizados o livro publicado em 2016 pelo próprio piloto e o relatório de investigação do Conselho Nacional de Segurança do Transporte estadunidense (NTSB). Na análise conclui-se a dificuldade que existe em mensurar a influência da intuição na tomada de decisão do piloto, e ainda que a integração entre os sistemas intuitivo e racional é fundamental para uma tomada de decisão mais aprimorada. Por fim, identifica-se a metodologia de aprendizado ShadowBox, cuja finalidade é a transformação rápida de novatos em specialistas, em uma determinada área de conhecimento e percebe-se a oportunidade de aprimorar o processo de tomada de decisão dos militares da Forçapt_BR
dc.descriptionTrabalho apresentado à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para a conclusão do Curso de Política e Estratégia Marítimas C-PEM 2023-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEscola de Guerra Naval (EGN)pt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectProcesso decisóriopt_BR
dc.subjectTomada de decisãopt_BR
dc.titleO pouso em emergência no Rio Hudson : intuição ou racionalidade na romada de decisão ? Rio de Janeiro 2023pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.subject.dgpmAdministraçãopt_BR
Aparece nas coleções:Administração: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso

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