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Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCT (EN) Edico Ramon de Melopt_BR
dc.contributor.authorSilva, Breno Moises Souza-
dc.date.accessioned2024-04-12T14:00:27Z-
dc.date.available2024-04-12T14:00:27Z-
dc.date.issued2023-10-
dc.identifier.urihttps://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/846859-
dc.descriptionEste trabalho aborda a importância da medição acurada do offset dos equipamentos em embarcações, considerando a relevância desse parâmetro para a segurança e eficiência das operações marítimas. O método convencional de medição de offset, que envolve técnicas topográficas tradicionais, é mais acurado, porém demorado e requer que a embarcação esteja em dique seco, resultando em períodos de inatividade custosos. O estudo propõe o uso de Aeronave Remotamente Pilotada (ARP) para realizar medições de offset com o navio atracado, visando reduzir o tempo de docagem e os custos associados. O uso de drones oferece vantagens em termos de acessibilidade, custo e elimina a necessidade de docagem. A pesquisa inclui a análise da precisão das medições realizadas com ARP em comparação com o método convencional. Os resultados mostram que as medições com drones são precisas, com poucas diferenças em relação às medições convencionais. No entanto, há limitações relacionados à definição do centro do Sistema de Coordenadas da Embarcação (SCE) e à visualização de equipamentos abaixo da linha d'água. Conclui-se que o uso de ARP é uma alternativa viável para medições de offset, especialmente em situações em que a docagem não é possível. No entanto, é importante considerar a necessidade de pontos de referência claros e a definição precisa do SCE.pt_BR
dc.description.abstractThis work addresses the importance of accurately measuring equipment offsets on vessels, considering the relevance of this parameter for the safety and efficiency of maritime operations. The conventional method of offset measurement, which involves traditional topographic techniques, is accurate but time consuming and requires the vessel to be in dry dock, resulting in costly periods of inactivity. The study proposes the use of Unmanned Aerial Systems (UAS) to perform offset measurements with the ship docked, aiming to reduce docking time and associated costs. The use of drones offers advantages in terms of accessibility, cost, and eliminates the need for dry docking. The research includes an analysis of the accuracy of measurements taken with UAS compared to the conventional method. The results show that measurements taken with UAS are precise, with minimal differences compared to conventional measurements. However, there are challenges related to defining the center of the Vessel Coordinate System (VCS) and visualizing equipment below the waterline. In conclusion, the use of drones is a viable alternative for offset measurements, especially in situations where dry docking is not possible. However, it is important to consider the need for clear reference points and precise definition of the VCS.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherDiretoria de Hidrografia e Navegação (DHN)pt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectMedição de offsetpt_BR
dc.subjectARPpt_BR
dc.subjectAerofotogrametriapt_BR
dc.titleEmprego de aeronave remotamente pilotada (arp) para medição de offsetpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.subject.dgpmSensoriamento remotopt_BR
Aparece nas coleções:Hidrografia e Navegação: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Cursos

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