Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/846935
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Dr. Dionísio Henrique Carvalho de Sá Só Martins | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Felipe Alves da | - |
dc.date.accessioned | 2024-05-24T11:58:21Z | - |
dc.date.available | 2024-05-24T11:58:21Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.uri | https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/846935 | - |
dc.description | O presente trabalho tem possui como objetivo prover um diagnóstico acurado para a identificação de falhas de desbalanceamento, desalinhamento horizontal e desalinhamento vertical em máquinas rotativas, a partir da utilização de técnicas de processamento de dados e Machine Learning, justificando a importância da implementação de procedimentos semelhantes na Marinha do Brasil. Para isso foi utilizada uma base de dados com sinais de vibração adquiridos de uma bancada experimental, realizado o processamento dos dados adquiridos, a extração de característica desses dados, realizado o treinamento de dois algoritmos de inteligência artificial (Adaptive Boosting tree e Rede Neural Artificial) para efetuar o diagnóstico da máquina rotativa, execução de técnica de seleção de características com a finalidade de escolher os atributos com a maior capacidade de discriminação e, posteriormente, analisar e propor o algoritmo mais recomendado e os fatores que corroboram para a aplicação de técnicas de inteligência artificial na Marinha do Brasil. Como resultado chegou-se a uma acurácia de 98,5% utilizando Rede Neural Artificial e 99,0% utilizando o Adaptive Boosting tree que, juntamente com a análise comparativa de outras métricas (especificidade, revocação, precisão, F1-score e velocidade de processamento) contribuem para a conclusão que, para o banco de dados utilizado, o algoritmo Adaptive Boosting tree é mais recomendado para a identificação de falhas de desbalanceamento, desalinhamento horizontal e desalinhamento vertical em máquinas rotativas. Por fim, a partir da missão da Marinha do Brasil e do previsto no Plano Estratégico da Marinha, concluiu-se que a redução de custos de manutenção e o aumento da disponibilidade e da confiabilidade das máquinas rotativas são razões pelas quais se justifica a implementação de técnicas de aprendizagem de máquinas no sistema de manutenção da Marinha do Brasil. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Centro de Instrução Almirante Alexandrino (CIAA) | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Máquinas rotativas | pt_BR |
dc.subject | Manutenção preditiva | pt_BR |
dc.subject | Machine learning | pt_BR |
dc.title | Identificação de falhas em máquinas rotativas: machine learning e Marinha do Brasil | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.subject.dgpm | Máquinas e motores | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Engenharia Naval: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC CApA_Felipe Silva.pdf | 1,16 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.