logo-ri

Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/846940
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDr. Carlos Rodrigues Pereira Belchiorpt_BR
dc.contributor.authorSalviano, Gabriel Moreira de Oliveira-
dc.date.accessioned2024-05-24T12:47:30Z-
dc.date.available2024-05-24T12:47:30Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttps://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/846940-
dc.descriptionO trabalho tem como objetivo principal analisar as vantagens dos motores diesel na propulsão naval, com foco especial na seleção do sistema de propulsão das Fragatas Classe "Tamandaré" da Marinha do Brasil. O estudo inicia com uma compreensão do Ciclo Diesel ideal, base fundamental para entender os demais componentes do sistema de propulsão. Em seguida, explora os diferentes tipos de motores diesel, classificando-os com base em seus princípios de funcionamento e faixas de velocidade de rotação, enquanto identifica suas aplicações na propulsão naval. O trabalho prossegue com uma análise das etapas de seleção de sistemas de propulsão naval, com ênfase na busca por soluções que otimizem a eficiência e a confiabilidade dos motores propulsores. Os índices de desempenho do motor MAN 12V 28/33D STC são detalhadamente apresentados e discutidos. Em seguida, é realizada uma comparação abrangente entre os índices de desempenho dos navios de escolta atualmente em operação na Marinha do Brasil e os da nova classe de fragatas, permitindo uma análise detalhada das diferenças e vantagens. Ao final, encontra-se uma análise conclusiva dos motivos pela preferência dos motores diesel para a propulsão naval e para a Marinha do Brasil.pt_BR
dc.description.abstractThe main objective of this research is to analyze the advantages of diesel engines in naval propulsion, with a special focus on the selection of the propulsion system for the "Tamandaré" Class Frigates of the Brazilian Navy. The study commences with an understanding of the Ideal Diesel Cycle, which serves as a fundamental basis for comprehending the various components of the propulsion system. Subsequently, it explores the different types of diesel engines, classifying them based on their operating principles and ranges of rotational speed, all while identifying their applications in naval propulsion. The research then proceeds with an analysis of the stages involved in selecting naval propulsion systems, with an emphasis on seeking solutions that optimize the efficiency and reliability of the propulsion engines. The performance indices of the MAN 12V 28/33D STC engine are presented and meticulously discussed. A comprehensive comparison is then conducted between the performance indices of escort ships currently in operation in the Brazilian Navy and those of the new frigate class, allowing for a detailed analysis of the differences and advantages. Finally, the study concludes with an analysis of the reasons for the preference for diesel engines in naval propulsion, particularly in the context of the Brazilian Navy.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherCentro de Instrução Almirante Alexandrino (CIAA)pt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectMotor dieselpt_BR
dc.subjectPropulsão navalpt_BR
dc.subjectSistemas de propulsãopt_BR
dc.subjectFragat Classe Tamandaré (FCT)pt_BR
dc.titleA seleção dos motores diesel para a propulsão naval: o caso de estudo das Fragatas Classe "Tamandaré"pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.subject.dgpmMáquinas e motorespt_BR
Aparece nas coleções:Engenharia Naval: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC CApA_Gabriel Salviano.pdf1,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.