logo-ri

Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/846942
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDr. Fernando Augusto de Noronha Castro Pinto; CT Victor Pontes de Mendonçapt_BR
dc.contributor.authorChagas Junior, Gilberto Azevedo-
dc.date.accessioned2024-05-24T13:49:10Z-
dc.date.available2024-05-24T13:49:10Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttps://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/846942-
dc.descriptionEste trabalho aborda a importância do aprimoramento dos sistemas de controle e monitoração de avarias a bordo de navios de guerra, com foco no Navio Patrulha Oceânico Amazonas da Marinha do Brasil. O objetivo central é desenvolver e implementar um alarme específico para alagamento, utilizando princípios da ergonomia, acústica, análise de sinais e as normas para o Controle de Avarias (CAv) da própria Marinha do Brasil, com o propósito de aprimorar a capacidade de reação da tripulação em situações de combate a avarias. Após a análise do sistema de controle e desenvolvimento do novo alarme, o estudo é dividido em duas fases de exercícios práticos realizados a bordo do navio. Na primeira fase, o alarme original de CAv foi utilizado como referência para avaliação. Na segunda fase, o novo alarme de alagamento foi implementado, demonstrando uma melhoria na eficácia do combate. O trabalho não apenas ressalta a importância da segurança e eficiência das operações navais, mas também evidencia o compromisso da Marinha do Brasil com a inovação e otimização de seus sistemas. Além disso, serve como um exemplo de boas práticas para aprimoramentos ergonômicos e técnicos em sistemas de controle.pt_BR
dc.description.abstractThis work addresses the importance of upgrading control and monitoring systems for onboard damage control on warships, focusing on the Amazonas Ocean Patrol Ship of the Brazilian Navy. The central objective is to introduce a specific flooding alarm using principles of ergonomics, acoustics, signal analysis, and the Navy's own Damage Control standards, with the purpose of enhancing the crew's response capability in damage control situations during combat. The study is divided into two phases of practical exercises conducted on board the ship. In the first phase, the original Damage Control (DC) alarm was used as a reference for evaluation. In the second phase, the new flooding alarm was implemented, demonstrating an improvement in combat effectiveness. The work not only underscores the importance of safety and efficiency in naval operations but also highlights the Brazilian Navy's commitment to innovation and optimization of its systems. Furthermore, it serves as an example of best practices for ergonomic and operational enhancements in control systems.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherCentro de Instrução Almirante Alexandrino (CIAA)pt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectErgonomiapt_BR
dc.subjectControle de avariaspt_BR
dc.subjectAmazonaspt_BR
dc.subjectIPMSpt_BR
dc.titleAnálise e aprimoramento do sistema de controle e monitoração de avarias do navio patrulha oceânico Amazonaspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.subject.dgpmEngenharia navalpt_BR
Aparece nas coleções:Engenharia Naval: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC CApA_Gilberto Junior.pdf2,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.