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Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

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dc.contributor.advisorCC (EN) Júlio César Silva Pontes; Dr. Ulisses Admar B. Vicente Monteiropt_BR
dc.contributor.authorSantos, Felipe Ribeiro dos-
dc.date.accessioned2024-05-24T17:31:27Z-
dc.date.available2024-05-24T17:31:27Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttps://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/846944-
dc.descriptionO trabalho aborda o assunto referente à turbina a gás, o qual é um motor de combustão interna do tipo rotativo e é composta basicamente pelo compressor, câmara de combustão e a turbina propriamente dita, e que durante a sua operação realiza a transformação da energia química de um combustível em energia mecânica que é transformada em potência. Assim como em toda máquina, a turbina a gás apresenta suas vantagens e desvantagens, como por exemplo: a ausência de componentes atritantes e de movimentos recíprocos significa poucos problemas de balanceamento, baixo consumo de lubrificantes e alta confiança, entretanto, a eficiência dos componentes (razão de compressão do compressor) e a temperatura de trabalho são fatores que afetam a performance da turbina. O trabalho discorre sobre os navios da Marinha do Brasil que utilizam turbina a gás, e abordamos a propulsão dos futuros navios que serão incorporados à Armada brasileira.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherCentro de Instrução Almirante Alexandrino (CIAA)pt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectTurbina a gáspt_BR
dc.subjectPropulsãopt_BR
dc.subjectMarinha do Brasilpt_BR
dc.titleUtilização da turbina a gás na propulsão dos navios da Marinha do Brasil: possibilidades futuras e desafiospt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.subject.dgpmMáquinas e motorespt_BR
Aparece nas coleções:Engenharia Naval: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso

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