logo-ri

Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/846960
Título: Comunicação Social: o papel das relações públicas nos objetivos estratégicos da Marinha do Brasil
Autor(es): Ramos, Wanderson Morais
Orientador(es): Félix, Joana D’Arc B.
Palavras-chave: Relação pública
Planejamento estratégico
Marketing de relacionamento
Áreas de conhecimento da DGPM: Comunicação social
Data do documento: 2022
Editor: Centro Universitário de Brasília (CEUB)
Descrição: A Comunicação Social da Marinha possui diversas metas permanentes que são importantes para que a Marinha do Brasil alcance seus objetivos estratégicos. Assim as relações públicas utilizando-se das ferramentas de marketing e de relacionamento norteiam as ações que são determinantes na identificação e atração dos stakeholders de interesse tanto como meios de realizar interações quanto o público fim, ou seja, aqueles que serão influenciados pelas atividades conduzidas. Para realizar todas estas interações, vislumbra-se o uso de recursos financeiros não provenientes do orçamento e sim das parcerias que as relações públicas permitam o acesso. Assim, realizando uma divisão de tarefas onde todos ganham, tanto a Marinha do Brasil e demais instituições parceiras, consegue-se atingir objetivos distintos em ações sinérgicas. Para se atingir múltiplos públicos é necessário estar aonde as pessoas vão e estão presentes, que permitidos pelos avanços tecnológicos mais modernos, exige que as instituições se atentem a todos os canais para acesso de seus públicos de interesse. Logo, o objetivo geral deste trabalho é mostrar se os relacionamentos da Marinha com outras instituições, podem contribuir para uma maior aproximação com população brasileira e consequentemente abrir caminho para a obtenção de respaldo, pela pressão popular, da vontade parlamentar quanto a pertinência do alcance dos objetivos estratégicos de Defesa, incluindo aí os da Marinha do Brasil. Neste sentido, serão avaliados três projetos que foram e estão sendo conduzidos pelo Centro de Comunicação Social da Marinha, que em parceria com três instituições diferentes e com temas e canais de acesso distintos, mostrarão a importância destes empreendimentos em conjunto.
Abstract: The Social Communication of the Navy has several permanent goals that are important for the Brazilian Navy to achieve its strategic objectives. Thus, public relations using marketing and relationship tools guide actions that are decisive in identifying and attracting stakeholders of interest both as means of carrying out interactions and the end public, that is, those who will be influenced by the activities carried out. To carry out all these interactions, the use of financial resources that do not come from the budget is envisaged, but from partnerships that public relations allow access. Thus, carrying out a division of tasks where everyone wins, both the Brazilian Navy and other partner institutions, it is possible to achieve different objectives in synergistic actions. In order to reach multiple audiences, it is necessary to be where people go and are present, which allowed by the most modern technological advances, requires institutions to pay attention to all channels for access by their stakeholders. Therefore, the general objective of this work is to show whether the Navy's relationships with other institutions can contribute to a greater approximation with the Brazilian population and consequently open the way for obtaining support, through popular pressure, of the parliamentary will regarding the pertinence of the scope of the strategic Defense objectives, including hose of the Brazilian Navy. In this sense, three projects that were and are being conducted by the Social Communication Center of the Navy will be evaluated, which in partnership with three different institutions and with different themes and access channels, will show the importance of these joint ventures.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/846960
Tipo: Trabalho de fim de curso
Aparece nas coleções:Multidisciplinar: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC wanderson morais ramos - definitivo.pdf691,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.