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Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLoureiro, Marcello José Gomespt_BR
dc.contributor.authorMartins, Renan Maia de Oliveira-
dc.date.accessioned2024-06-13T18:26:35Z-
dc.date.available2024-06-13T18:26:35Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttps://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/846970-
dc.descriptionTrazendo um conjunto de reflexões acerca da formação militar e da própria guerra, imergindo ainda esses conceitos no diálogo entre guerra, cultura e civilização, objetiva este trabalho, a partir de um estudo bibliográfico centrado em nomes e em temas de relevância das academias brasileira e internacional, apresentar novas reflexões a respeito da formação militar, da guerra, do regimento, e de suas interconexões, em especial no âmbito da discussão cultural-civilizatória. Além da mobilização de fontes primárias, conjunto constituído por escritos de Kant, Jomini, Foucault, Contamine e Clausewitz, contribuíram ainda textos que permitem maior facilidade interpretativa e que fornecem ideias pertinentes e agregadoras à abordagem do tema. A pesquisa conclui que a inserção da guerra no viés cientificista do século XIX pressupõe a existência de uma habilidade militar adquirível e parametrizável, levando assim à concepção da formação militar com base na dialética hegeliana. Nesse sentido, é pelo sentimento de sublime, instigado pelo contato com a experiência da guerra, mesmo numa situação de treinamento, que se observa o aprimoramento do militar. Outrossim, é no regimento que esse processo encontra seu espaço físico, sendo a instituição imprescindível não apenas para a adoção da guerra científica, senão também para o processo civilizatório e para um projeto político no âmbito do modelo de Estado liberal.pt_BR
dc.description.abstractBringing together a set of reflections on military training and war itself, and immersing these concepts in the dialogue between war, culture, and civilization, this paper aims, based on a bibliographic study focused on names and topics of relevance in Brazilian and international academies, to present new reflections on military training, war, the regiment, and their interconnections, especially in the context of the cultural-civilizational discussion. In addition to the mobilization of primary sources, a set consisting of writings by Kant, Jomini, Foucault, Contamine, and Clausewitz, other papers that allow greater interpretive ease and that provide ideas of interest to the approach of the topic were also used. The research concludes that the insertion of war in the 19th century's scientific bias presupposes the existence of a military skill that can be acquired and parameterized, leading thus to the conception of military training based on Hegelian dialectics. In this sense, it is through the feeling of the sublime, instigated by contact with the experience of war, even in a training situation, that a serviceman’s personal development is observed. Furthermore, it is in the regiment that this process finds its physical space, being the institution indispensable not only for the adoption of a scientific war, but also for the process of civilizing a society and for a political project within the framework of the liberal State model.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEscola Naval (EN)pt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectGuerrapt_BR
dc.subjectInstituiçõespt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectCivilizaçãopt_BR
dc.titleA forja da civilizaçãopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.subject.dgpmHistóriapt_BR
Aparece nas coleções:Ensino: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso

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