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Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

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Título: O estudo da língua estrangeira
Autor(es): Lira, Rafael Henrique de Carvalho
Orientador(es): Neto Delducca, Simone Cristina
Palavras-chave: línguas estrangeiras
inglês
formação militar
Áreas de conhecimento da DGPM: Ensino
Data do documento: 2023
Editor: Escola Naval (EN)
Descrição: O seguinte estudo analisa a importância do estudo de línguas estrangeiras no âmbito civil e militar visando a necessidade de uma nova língua obrigatória no currículo da Escola Naval. O trabalho foi dividido em quatro capítulos e utilizou-se de dados recolhidos em pesquisa feita com os Aspirantes, explorando o impacto que o domínio de uma língua pode causar na carreira de um futuro oficial. Os resultados destacaram que o Inglês é amplamente reconhecido como habilidade essencial, porém, o mesmo não pode ser dito para outras línguas. No caso dos Aspirantes esse fato ocorre principalmente pela rotina rigorosa e falta de tempo livre para investir no aprendizado além do currículo. Portanto, a conclusão vinda da pesquisa é que a adição de outras línguas como parte do currículo escolar da Escola Naval não seria ideal, visto que o foco da instituição é formar os Aspirantes para os postos iniciais da carreira de oficial, e as atividades militares que exigem outras línguas são, normalmente, de responsabilidade dos oficiais de posto mais avançado. A recomendação resultante é buscar incentivar os oficiais dos postos iniciais a buscar o aprendizado de uma terceira língua ou a se tornar fluente na língua inglesa para aqueles que não o forem, de modo que fiquem preparados para as futuras exigências e oportunidades que surgirão em seu caminho.
Abstract: The following study analyzes the importance of studying foreign languages in both civilian and military contexts, aiming at the necessity of a new mandatory language on the curriculum of the Naval School. The paper is divided into four chapters and used data collected from a research made with the Midshipman, exploring the impact that having proficiency in a language can cause on the career of a future officer. The results showed that english is widely known to be an essential skill, but the same cannot be said about other languages. When it come to the Midshipman, this fact occurs mainly because of the rigorous routine and the lack of free time to invest in learning beyond the curriculum. Therefore the conclusion of the research is that adding other languages to the curriculum of the Naval School would not be ideal, because the focus of the institution is to educate Midshipman and prepare them for the initial ranks as an officer, and the military activities that require other languages are usually responsibility of higher ranked officers. The resulting recommendation is to try and encourage lower ranked officers to pursue a third language or to become fluent in english, for those who have yet to achieve it, so that they are prepared for the future requirements and opportunities that may arise in their path.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/846976
Tipo: Trabalho de fim de curso
Aparece nas coleções:Ensino: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso

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