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Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Felipe Marinho da-
dc.date.accessioned2024-06-17T17:03:03Z-
dc.date.available2024-06-17T17:03:03Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttps://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/846982-
dc.descriptionO presente trabalho objetivou compreender se existe uma necessidade da divisão em 3 habilitações (Eletrônica, Mecânica e Sistema de Armas) na formação dos oficiais Fuzileiros Navais na Escola Naval, analisando se alguma habilitação agrega maiores conhecimentos do que as demais, se alguma delas se beneficia de alguma vantagem classificatória e se influenciam diretamente na escolha das Organizações Militares do Corpo de Fuzileiros Navais durante a carreira. Para fazer esta pesquisa, foram utilizados os manuais disponíveis pelo Comando Geral do Corpo de Fuzileiros Navais como base para argumentar os propósitos referentes ao currículo escolar (também utilizado como ferramenta da pesquisa) de cada habilitação, além de resultados de entrevistas a oficiais Fuzileiros Navais formados na Escola Naval. A partir de uma análise e reflexão discutidas através dessas ferramentas, é possível afirmar que não é necessário a separação do turno Fuzileiro Naval em 3 habilitações, uma vez que, diferente do Corpo da Armada, não se utiliza o critério de habilitações para designação às Organizações Militares; a habilitação em Eletrônica se destaca quanto ao nível de dificuldade mais baixo e proporcionando o benefício de uma boa posição na classificação do turno; e somente algumas habilitações possuem certos conteúdos teóricos específicos que podem ser úteis à carreira, já que todos são formados para adquirirem capacidade de realizarem as atividades de infantaria. Assim, considera-se que uma habilitação única para o turno Fuzileiro Naval, com as disciplinas que agreguem maior relevância à carreira de um oficial, seja a alternativa necessária.pt_BR
dc.description.abstractThe present work aimed to understand whether there is a need to divide into 3 qualifications (Electronics, Mechanics, and Weapons System) in the training of Marine officers at the Naval Academy, analyzing whether any qualification adds greater knowledge than the others, whether any of them benefit some classification advantage and directly influence the choice of Marine Corps Military Organizations during their career. To carry out this research, the manuals available by the General Command of the Marine Corps were used as a basis to argue the purposes relating to the school curriculum (also used as a research tool) of each qualification, in addition to results from interviews with trained Marine officers. at the Naval Academy. From an analysis and reflection discussed through these tools, it is possible to state that it is not necessary to separate the Marine Corps shift into 3 qualifications, since, unlike the Navy Corps, the qualifications criterion is not used for assignment to Organizations. Military: the Electronics qualification stands out in terms of the lowest level of difficulty and providing the benefit of a good position in the shift classification; and only some qualifications have certain specific theoretical contents that can be useful for the career, as everyone is trained to acquire the ability to carry out infantry activities. Therefore, it is considered that a single qualification for the Marine Corps shift, with the subjects that add greater relevance to an officer's career, is the necessary alternative.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEscola Naval (EN)pt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectcurrículopt_BR
dc.subjectoficial fuzileiro navalpt_BR
dc.titleExame da divisão em 3 habilitações na formação acadêmica do oficial Fuzileiro Naval na Escola Navalpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.subject.dgpmEnsinopt_BR
Aparece nas coleções:Ensino: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso

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