Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/847006
Título: | Otimização de projeto estrutural de lancha patrulha de alumínio |
Autor(es): | Tavares, Caio Marchetti |
Orientador(es): | Souza, Marcelo Igor Lourenço de Emmanuel, Jean David Job Crapace, Marie |
Palavras-chave: | Otimização estrutual Lancha patrulha Algorítimos de otimização |
Áreas de conhecimento da DGPM: | Engenharia Naval |
Data do documento: | 2024 |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
Descrição: | O projeto estrutural de embarcações é uma tarefa trabalhosa que se utiliza de regras de sociedade classificadoras e da experiência de projetistas para se concretizar. Hoje em dia, com a alta demanda de projetos mais baratos e que poluam menos, se torna evidente a necessidade de se desenvolver uma metodologia que consiga analisar de forma mais rápida e eficiente a viabilidade de um projeto estrutural com esses objetivos. O presente trabalho tem o objetivo de otimizar o projeto estrutural de uma lancha patrulha de 8.14m de comprimento visando minimizar o peso e volume de solda, usando como base a regra da sociedade classificadora DNV programada em forma de planilha e também usando um software de otimização chamado ModeFrontier. Primeiramente foi testado cinco algoritmos de otimização, com o algoritmo Evolucionário obtendo melhor resultado com a minimização de -18% no peso e -30% no volume de solda. Depois se optou pelo uso de DOEs para dar ao algoritmo um ponto de partida melhor para se obter o resultado final. Este resultado final foi obtido pelo algoritmo MOGA-2 com uma minimização de -19 % no peso e -51% no volume de solda. O trabalho consegue servir de ferramenta para otimizar novos projetos de lancha patrulha pequenas, assim ajudando na redução de custos de produção e peso final do projeto. |
Abstract: | The structural design of ships is a laborious task that relies on the rules of classification societies and the experience of designers. Nowadays, with the high demand for cheaper designs that pollute less, there is a clear need to develop a methodology that can analyze the feasibility of a structural design with these objectives more quickly and efficiently. The present work aims to optimize the structural design of an 8.14m long patrol boat in order to minimize the weight and welding volume, using as a basis the rule of the DNV classification society programmed in spreadsheet form and also using optimization software called ModeFrontier. Firstly, five optimization algorithms were tested, with Evolutionary algorithm obtaining the best result with a minimization of -18% in weight and -30% in weld volume.Then it was decided to use DOEs to give the algorithm a better starting point to obtain the final result.This final result was obtained by the MOGA-2 algorithm with a minimization of -19% in weight and -51% in weld volume. The work can serve as a tool to optimize new small patrol boat projects, thus helping to reduce production costs and final weight of the project. |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/847006 |
Tipo: | Dissertação |
Aparece nas coleções: | Engenharia Naval: Coleção de Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_Caio_Marchetti_Tavares_versao_final.pdf | 14,7 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.