logo-ri

Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/847008
Título: A Marinha e a Ilha do Bom Jesus: histórico e relações com o Asilo de Inválidos da Pátria
Autor(es): Rigola, Vagner da Rosa
Palavras-chave: Ilha de Bom Jesus
Asilo dos Inválidos da Pátria
História militar
Áreas de conhecimento da DGPM: História
Data do documento: 2024
Editor: Diretoria de Patrimônio Histórico e Cultural do Exército (DPHCEx)
Descrição: Não raros são os registros históricos e contemporâneos que tratam as ilhas como um espaço multifacetado e de variadas interpretações. Lugares de solidão, descanso, esperança e de tantas outras possibilidades vividas ou idealizadas. O espaço insular, por si só, remete-nos ao mar e sua vastidão, a chegadas e partidas, faz-nos viajar ao passado na tentativa de compreender o presente. Como sabemos, o mar para cá trouxe outros povos, os quais ajudaram a forjar a identidade nacional. Nosso país, com um litoral e uma rede fluvial tão vastos, naturalmente foi contemplado com grande abundância de ilhas e arquipélagos de inestimável valor histórico, social, político e econômico. Nessa perspectiva, por ocasião deste breve capítulo, limitar-nos-emos ao espaço compreendido pela Baía de Guanabara, no estado do Rio de Janeiro, detentora de uma geografia ímpar e nada menos do que quarenta e duas ilhas em toda a sua extensão. Dentre todas essas ínsulas, uma centralizará o nosso estudo: a Ilha do Bom Jesus.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/847008
Tipo: Capítulo de livro
Aparece nas coleções:Patrimônio Histórico e Cultural: Coleção de Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
7 A Marinha e a Ilha do Bom Jesus - histórico e relações com o Asilo de Inválidos da Pátria - pp. 86-117.pdf743,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.