Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/847023
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Pinto, Ítalo de Melo | pt_BR |
dc.contributor.author | Marques, Marcos Stevan Silva | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-04T15:07:24Z | - |
dc.date.available | 2024-07-04T15:07:24Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.uri | https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/847023 | - |
dc.description | As Forças Armadas de qualquer país estão constantemente em busca de melhorar suas capacidades para dissuadir possíveis ameaças. Isso é amplamente influenciado pela maneira como gerenciam e utilizam seus conhecimentos. Neste estudo, utilizando a Espiral do Conhecimento Organizacional como arcabouço teórico, investigou-se como a Gestão, realizada pelo Ministério da Defesa, de Lições Aprendidas coletadas em Operações Conjuntas das Forças Armadas brasileiras, contribui para criação de Conhecimento Organizacional. Inicialmente foi apresentada a referência teórica, associando-a a exemplos de transformações de conhecimentos cotidianas no ambiente militar. Buscando um contraponto à base teórica com aplicações práticas, foram analisados os manuais das Gestões de Lessons Learned adotados, respectivamente, pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos da América e pela Organização do Tratado do Atlântico Norte. Por fim, alcançando o objetivo da fase diagnóstica da pesquisa, foram levantados, na perspectiva do Ministério da Defesa e de Organizações Militares participantes de Exercícios Conjuntos, aspectos dos processos relacionados à Gestão das Lições Aprendidas adotada pela pasta, o que resultou na confirmação da hipótese utilizada no trabalho: “o modelo de Gestão de Lessons Learned adotado pelo Ministério da Defesa não gera Conhecimento Organizacional, à luz da teoria da Espiral do Conhecimento Organizacional”. Depreendeu-se, a partir das análises e dos resultados da pesquisa, uma proposta de modelo de Gestão de Lições Aprendidas a ser verificada pelo Ministério da Defesa, que proporcionará a elaboração de uma metodologia de criação e expansão do conhecimento nas atividades relacionadas às Operações Conjuntas, podendo, posteriormente, alcançar outras áreas de interesse. | pt_BR |
dc.description | Trabalho apresentado à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para a conclusão do Curso de Política e Estratégia Marítimas (C-PEM 2023) | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Escola de Guerra Naval (EGN) | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Gestão de conhecimento | pt_BR |
dc.subject | Lições aprendidas | pt_BR |
dc.subject | Operações Conjuntas | pt_BR |
dc.title | Lições aprendidas em operações conjuntas : como a gestão eficaz pode promover o conhecimento organizacional no Ministério da Defesa | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.subject.dgpm | Gestão de projetos | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Defesa Nacional: Coleção de Teses |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CPEM2023_Stevan.pdf | 8,61 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.