logo-ri

Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/847023
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPinto, Ítalo de Melopt_BR
dc.contributor.authorMarques, Marcos Stevan Silva-
dc.date.accessioned2024-07-04T15:07:24Z-
dc.date.available2024-07-04T15:07:24Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttps://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/847023-
dc.descriptionAs Forças Armadas de qualquer país estão constantemente em busca de melhorar suas capacidades para dissuadir possíveis ameaças. Isso é amplamente influenciado pela maneira como gerenciam e utilizam seus conhecimentos. Neste estudo, utilizando a Espiral do Conhecimento Organizacional como arcabouço teórico, investigou-se como a Gestão, realizada pelo Ministério da Defesa, de Lições Aprendidas coletadas em Operações Conjuntas das Forças Armadas brasileiras, contribui para criação de Conhecimento Organizacional. Inicialmente foi apresentada a referência teórica, associando-a a exemplos de transformações de conhecimentos cotidianas no ambiente militar. Buscando um contraponto à base teórica com aplicações práticas, foram analisados os manuais das Gestões de Lessons Learned adotados, respectivamente, pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos da América e pela Organização do Tratado do Atlântico Norte. Por fim, alcançando o objetivo da fase diagnóstica da pesquisa, foram levantados, na perspectiva do Ministério da Defesa e de Organizações Militares participantes de Exercícios Conjuntos, aspectos dos processos relacionados à Gestão das Lições Aprendidas adotada pela pasta, o que resultou na confirmação da hipótese utilizada no trabalho: “o modelo de Gestão de Lessons Learned adotado pelo Ministério da Defesa não gera Conhecimento Organizacional, à luz da teoria da Espiral do Conhecimento Organizacional”. Depreendeu-se, a partir das análises e dos resultados da pesquisa, uma proposta de modelo de Gestão de Lições Aprendidas a ser verificada pelo Ministério da Defesa, que proporcionará a elaboração de uma metodologia de criação e expansão do conhecimento nas atividades relacionadas às Operações Conjuntas, podendo, posteriormente, alcançar outras áreas de interesse.pt_BR
dc.descriptionTrabalho apresentado à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para a conclusão do Curso de Política e Estratégia Marítimas (C-PEM 2023)-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEscola de Guerra Naval (EGN)pt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectGestão de conhecimentopt_BR
dc.subjectLições aprendidaspt_BR
dc.subjectOperações Conjuntaspt_BR
dc.titleLições aprendidas em operações conjuntas : como a gestão eficaz pode promover o conhecimento organizacional no Ministério da Defesapt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.subject.dgpmGestão de projetospt_BR
Aparece nas coleções:Defesa Nacional: Coleção de Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CPEM2023_Stevan.pdf8,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.