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Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

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Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMattar Neto, Miguelpt_BR
dc.contributor.authorGonçalves, Matheus Cintra-
dc.date.accessioned2024-08-09T19:41:03Z-
dc.date.available2024-08-09T19:41:03Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.urihttps://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/847051-
dc.descriptionCINTRA GONCALVES, M.Metodologia para análise de segurança de um submarino com propulsão nuclear aplicada à zona costeira brasileira. 2024. 164 p. Dissertação (Mestrado em Tecnologia Nuclear) – Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares – IPEN-CNEN/SP. São Paulo. O trânsito regular de submarinos nucleares na zona costeira brasileira será uma realidade nos próximos anos, visto que o primeiro submarino brasileiro com propulsão nuclear se encontra em fase de projeto. Visando assegurar a operação segura dessas embarcações em missões na região, a análise de segurança emerge como um instrumento que reúne técnicas e métodos capazes de identificar eventos adversos à integridade do submarino, da planta nuclear embarcada e de sua tripulação. Tais adversidades na operação do navio e de sua planta nuclear foram identificadas pelo emprego da técnica Análise Preliminar de Riscos (APR). Esta técnica possibilitou, ainda, a identificação do evento de maior criticidade para a operação do submarino. Esse evento foi detalhado por meio do modeloBow-tie, avaliando as causas do evento por Árvore de Falhas e as consequênciasporÁrvoredeEventos.ComoresultadodaAPR,identificou-seque o evento de maior risco à operação do submarino, nas condições estabelecidas, seria um incêndio originado em componentes da planta nuclear embarcada. Detalhando esse incêndio pelo modeloBow-tie, verificou-se que as principais fontes de calor necessárias para a sua ocorrência provêm de falhas em sistemas elétricos e mecânicos da planta. Associada à fonte de calor, observou-se que a presença indevida de fluidos hidráulicos e lubrificantes na praça de máquinasrepresentouomaiorriscodeiníciodeincêndionaplantanuclearembarcada.Diantedasanálisesdesenvolvidas,concluiu-sequeoempregocombinadodatécnicaAPR edomodeloBow-tieemanálisesdesegurançaaplicadasasistemascomplexosé perfeitamente eficaz em abordagens qualitativas, principalmente nas etapas de identificação e detalhamento de eventos adversos à operação desses sistemas.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherInstituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN)pt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectSubmarino com propulsão nuclearpt_BR
dc.subjectAnálise de segurançapt_BR
dc.subjectZona costeira brasileirapt_BR
dc.subjectModelobow-tiept_BR
dc.subjectPlanta nuclear embarcadapt_BR
dc.titleMetodologia para análise de segurança de um submarino com propulsão nuclear aplicada à zona costeira brasileirapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.subject.dgpmSubmarinopt_BR
Aparece nas coleções:Operações Navais: Coleção de Dissertações

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