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https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/847051
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Mattar Neto, Miguel | pt_BR |
dc.contributor.author | Gonçalves, Matheus Cintra | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-09T19:41:03Z | - |
dc.date.available | 2024-08-09T19:41:03Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.uri | https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/847051 | - |
dc.description | CINTRA GONCALVES, M.Metodologia para análise de segurança de um submarino com propulsão nuclear aplicada à zona costeira brasileira. 2024. 164 p. Dissertação (Mestrado em Tecnologia Nuclear) – Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares – IPEN-CNEN/SP. São Paulo. O trânsito regular de submarinos nucleares na zona costeira brasileira será uma realidade nos próximos anos, visto que o primeiro submarino brasileiro com propulsão nuclear se encontra em fase de projeto. Visando assegurar a operação segura dessas embarcações em missões na região, a análise de segurança emerge como um instrumento que reúne técnicas e métodos capazes de identificar eventos adversos à integridade do submarino, da planta nuclear embarcada e de sua tripulação. Tais adversidades na operação do navio e de sua planta nuclear foram identificadas pelo emprego da técnica Análise Preliminar de Riscos (APR). Esta técnica possibilitou, ainda, a identificação do evento de maior criticidade para a operação do submarino. Esse evento foi detalhado por meio do modeloBow-tie, avaliando as causas do evento por Árvore de Falhas e as consequênciasporÁrvoredeEventos.ComoresultadodaAPR,identificou-seque o evento de maior risco à operação do submarino, nas condições estabelecidas, seria um incêndio originado em componentes da planta nuclear embarcada. Detalhando esse incêndio pelo modeloBow-tie, verificou-se que as principais fontes de calor necessárias para a sua ocorrência provêm de falhas em sistemas elétricos e mecânicos da planta. Associada à fonte de calor, observou-se que a presença indevida de fluidos hidráulicos e lubrificantes na praça de máquinasrepresentouomaiorriscodeiníciodeincêndionaplantanuclearembarcada.Diantedasanálisesdesenvolvidas,concluiu-sequeoempregocombinadodatécnicaAPR edomodeloBow-tieemanálisesdesegurançaaplicadasasistemascomplexosé perfeitamente eficaz em abordagens qualitativas, principalmente nas etapas de identificação e detalhamento de eventos adversos à operação desses sistemas. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN) | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Submarino com propulsão nuclear | pt_BR |
dc.subject | Análise de segurança | pt_BR |
dc.subject | Zona costeira brasileira | pt_BR |
dc.subject | Modelobow-tie | pt_BR |
dc.subject | Planta nuclear embarcada | pt_BR |
dc.title | Metodologia para análise de segurança de um submarino com propulsão nuclear aplicada à zona costeira brasileira | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.subject.dgpm | Submarino | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Operações Navais: Coleção de Dissertações |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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