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Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

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Título: Sistema de controle da máquina da Corveta Barroso: o aprimoramento do subsistema de ar comprimido do navio
Autor(es): Oliveira, Rodrigo Guedes de
Palavras-chave: Sistemas de controle
Corveta Barroso
Ar comprimido
Áreas de conhecimento da DGPM: Controle e automação
Data do documento: 2023
Editor: Centro de Instrução Almirante Alexandrino (CIAA)
Descrição: Os sistemas de controle evoluíram com as técnicas computacionais. Controlar simultaneamente múltiplas variáveis em múltiplos estados se tornou dependente principalmente da capacidade de armazenamento e processamento de computadores digitais. Isto posto, este trabalho apresenta a implementação de um controle analógico e um digital no subsistema de Ar Comprimido da Corveta Barroso, de forma a fornecer um melhor controle da pressão entregue aos principais utilizadores. Inicialmente, descreve-se os conceitos de cada controle, e elucidam- se os principais avanços tecnológicos que permitiram a mudança das técnicas de controle. Em seguida, propõe-se um modelo para o sistema de Ar Comprimido do Navio, considerando os utilizadores mais sensíveis a variação de pressão (Motores Principal, Auxiliar e a Turbina a Gás). Observando ambos os tipos de controle, serão discutidas as vantagens e desvantagens de cada um, com a apresentação de resultados do modelo proposto.
Abstract: Control systems have evolved with computational techniques. Simultaneously controlling multiple variables in multiple states has become primarily dependent on the storage and processing capacity of digital computers. That said, this work presents the implementation of both analog and digital control in the Compressed Air subsystem of the Corveta Barroso, aiming to provide better control of the pressure delivered to the main users. Initially, the concepts of each control are described, and the key technological advances that enabled the shift in control techniques are elucidated. Next, a model for the Ship's Compressed Air system is proposed, taking into account the users most sensitive to pressure variations (Main Engines, Auxiliary Engines, and Gas Turbine). By examining both types of control, the advantages and disadvantages of each will be discussed, along with the presentation of results from the proposed model.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/847058
Tipo: Trabalho de fim de curso
Aparece nas coleções:Ciência, Tecnologia e Inovação: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso

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