logo-ri

Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/847156
Título: Implantação de metodologia para avaliação da atividade in vitro da Ftazidima/Avibactam associado a Aztreonam contra enterobactérias produtora de Metalo-β-Lactamase.
Autor(es): Cabral, Luciana Lemes Zamalha.
Orientador(es): Araújo, Márcia Cristina Cid
Palavras-chave: Farmácia
Ceftazidima
Avibactam
Aztreonam
Carbapenemase
Metalo β- Lactamase
Farmacorresistência Bacteriana
Enterobactérias
Áreas de conhecimento da DGPM: Farmácia
Data do documento: 2020
Editor: Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
Descrição: A emergência da resistência bacteriana foi classificada, pela Organização Mundial de Saúde, como uma das três principais ameaças à saúde pública do século XXI, podendo causar 300 milhões de mortes prematuras até 2050. Enterobactérias produtoras de carbapenemase do tipo metalo β-Lactamase (MBL) apresentam perfil de multirresistência e/ou pan-resistência não respondendo, nem mesmo, às drogas mais potentes comercialmente disponíveis. Este trabalho valida a técnica de sobreposição de tiras de E-test para a determinação, in vitro, da concentração mínima inibitória (CIM)) de Ceftazidima/Avibactam e Aztreonam em associação, avaliando a potencial eficácia como opção terapêutica para o tratamento das infecções causadas por Enterobactérias produtoras de MBL. Dos 31 isolados de Enterobactérias produtoras de MBL do tipo NDM, testados neste trabalho, 100% apresentaram sensibilidade frente a associação de Ceftazidima/Avibactam mais Aztreonam, conforme pontos de corte estabelecidos pelo BrCAST 2020. As CIMs obtidas com a associação foram 16.000 e 2.700 vezes menores para Ceftazidima/Avibactam e Aztreonam, respectivamente, comparando às CIMs obtidas quando as mesmas drogas foram testadas isoladamente. O presente trabalho demonstrou que o potencial sinérgico, in vitro, proveniente da associação de Ceftazidima/Avibactam e Aztreonam, pode ser uma excelente opção terapêutica para o tratamento das infecções causadas por Enterobactérias multirresistentes ou pan- resistentes, produtoras de MBL e, confirmou a validação da técnica de sobreposição de tiras de E-test como uma metodologia simples e de baixo custo a ser utilizada, em complemento à técnica convencional de automação, para a determinação da CIM de Ceftazidima/Avibactam e Aztreonam em associação.
Apresentado à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para a conclusão do Curso Superior (C-SUP 2020).
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/847156
Tipo: Trabalho de fim de curso
Aparece nas coleções:Saúde: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Cursos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Luciana Cabral. Implantacao de metodologia para avaliacao da atividade in vitro.pdfImplantação de metodologia para avaliação da atividade in vitro da Ftazidima/Avibactam associado a Aztreonam contra enterobactérias produtora de Metalo-β-Lactamase.822,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.