logo-ri

Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/847190
Título: Segurança das linhas de comunicações no século XXI: o emprego dos grupos de trânsito de navios mercantes no Golfo de Aden.
Autor(es): Pimenta, Bruno Roberto de Gouvea Rodrigues
Orientador(es): CEMOS-2023
Palavras-chave: Grupo de Trânsito de Navios Mercantes
Operação Atalanta
Pirataria
Golfo de Aden
Mahan
Áreas de conhecimento da DGPM: Patrulha naval
Data do documento: 2023
Editor: Escola de Guerra Naval (EGN)
Descrição: O propósito dessa pesquisa é analisar se o emprego do esquema de Grupo de Trânsito de Navios Mercantes durante a Operação Atalanta contribuiu para a redução da pirataria no Golfo de Aden no período de 2008 a 2012. Para alcançar esse objetivo, realizou-se um estudo de caso buscando-se destacar e analisar os pontos de conexão entre o emprego do esquema de Grupo de Trânsito de Navios Mercantes e os principais aspectos apontados na teoria de Mahan e na doutrina Naval Coopera on and Guidance for Shipping. Com base nessas análises, concluiu-se que o emprego do esquema de Grupo de Trânsito na Operação Atalanta, embora diferente do sistema de comboio, permitiu o apoio mútuo entre os navios mercantes, possibilitou a navegação segura dos grupos de navios pela área de risco de ataques piratas e proporcionou o emprego eficaz dos navios escoltas na proteção do tráfego marítimo ao longo do Corredor de Trânsito Internacional Recomendado, contribuindo desta forma para a redução do número de ataques piratas.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/847190
Tipo: Dissertação
Aparece nas coleções:Operações Navais: Coleção de Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CEMOS2023_BRUNO ROBERTO.pdf1,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.