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Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFerreira Filho, Virgílio José Martinspt_BR
dc.contributor.authorGonçalves, Márcio André Araújo-
dc.date.accessioned2024-11-25T13:22:27Z-
dc.date.available2024-11-25T13:22:27Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.urihttps://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/847263-
dc.descriptionEste trabalho aborda o problema de roteamento de meios navais com o objetivo de otimizar simultaneamente o processo de varredura com a cobertura de uma determinada área marítima. Atualmente, os padrões de varredura seguem normas específicas, porém não visam diretamente a otimização de rotas. Assim, o estudo propõe modelos de otimização baseados na metodologia do problema do caixeiro viajante (TSP) e em abordagens heurísticas para problemas de maior complexidade computacional. A primeira etapa do modelo proposto envolve a atribuição de pontos iniciais na área a ser varrida, utilizando duas abordagens iniciais: pontos aleatórios e pontos equidistantes. Os pontos de interesse são gerados por um modelo de localização de máxima cobertura (MCLP) ou um modelo baseado na heurística GRASP. Após a seleção dos pontos, o modelo realiza o roteamento utilizando a modelagem TSP. Considerando que os modelos são reativos e a cobertura das rotas é determinada ao final, um modelo iterativo foi proposto para realizar o roteamento até atingir a cobertura mínima desejada. Para um elevado número de pontos de interesse, o método iterativo emprega soluções heurísticas para a construção das rotas, utilizando os métodos GRASP e Vizinho Mais Próximo. Os resultados demonstram que essas abordagens podem ser opções eficazes para o roteamento em problemas de varredura, visando a cobertura de áreas geográficas estratégicas ao longo do litoral brasileiro.pt_BR
dc.description.abstractThis work addresses the problem of naval routing with the goal of simultaneously optimizing the scanning process and the coverage of a specific maritime area. Currently, scanning patterns follow specific standards, but do not directly aim at route optimization. Therefore, the study proposes optimization models based on the Traveling Salesman Problem (TSP) methodology and heuristic approaches for problems of higher computational complexity. The first stage of the proposed model involves assigning initial points in the area to be scanned, using two initial approaches: random points and equidistant points. The points of interest are generated by a Maximum Coverage Location Problem (MCLP) model, or a model based on the GRASP heuristic. After the points are selected, the model performs routing using TSP modeling. Given that the models are reactive, and route coverage is determined at the end, an iterative model was proposed to perform routing until the desired minimum coverage is achieved. For a large number of points of interest, the iterative method employs heuristic solutions for route construction, using the GRASP and Nearest Neighbor methods. The results demonstrate that these approaches can be effective options for routing in scanning problems, aiming at the coverage of strategic geographic areas along the Brazilian coastline.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)pt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectCoberturapt_BR
dc.subjectRoteirizaçãopt_BR
dc.subjectOtimizaçãopt_BR
dc.titleOtimização de rotas de meios navais em sistemas de coberturas de áreas geográficas com captação de pontos pelas rotaspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.subject.dgpmEngenharia de produção aplicada à pesquisa operacional e gestão da inovaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Ciência, Tecnologia e Inovação: Coleção de Dissertações

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