logo-ri

Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/847276
Título: Componentes do condicionamento físico associados ao desempenho na marcha com carregamento de carga: uma revisão sistemática
Autor(es): Baldo, Arthur Henrique
Orientador(es): Bunn, Priscila dos Santos
Palavras-chave: Militares
Carregamento de carga
Condicionamento físico
Áreas de conhecimento da DGPM: Educação física
Data do documento: 2023
Editor: Universidade da Força Aérea (UNIFA)
Citação: BALDO, Arthur Henrique. Componentes do condicionamento físico associados ao desempenho na marcha com carregamento de carga: uma revisão sistemática. 2023. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Desempenho Físico do Combatente) – Universidade da Força Aérea, Rio de Janeiro, 2023.
Descrição: Militares frequentemente carregam cargas pesadas em marchas. Houve aumento do peso dessas cargas devido ao avanço de novas tecnologias no último século. Métodos de treinamento incluem exercícios de força muscular, aeróbicos e intervalados, bem como a experiência na atividade, porém os estudos são controversos sobre quais valências são associadas ao desempenho na marcha com carga. O propósito deste estudo foi de realizar uma revisão sistemática para explorar os elementos do condicionamento físico que estão ligados ao desempenho durante a marcha com o transporte de cargas. MÉTODO: Foi realizada uma revisão sistemática da literatura previamente registrada no PROSPERO (CRD42023425652). A busca foi realizada em abril de 2023 nas bases de dados Web of Science, Embase, MEDLINE, Latin American and Caribbean Literature in Health Sciences (LILACS) e Cochrane. Foram selecionados por dois avaliadores independetes os estudos cujas populações estudadas fossem de militares submetidos à marcha com carregamento de carga com a finalidade de investigar os componentes do condicionamento físico associados ao bom desempenho na atividade. Os seguintes dados foram extraídos dos estudos: características da amostra utilizada, incluindo o tamanho; avaliação do desempenho; componente do condicionamento físico; marcha, carga transportada em quilogramas (kg), a velocidade de deslocamento, o tempo de execução e a distância percorrida durante a marcha; e os resultados. RESULTADOS: De 1.448 registros recuperados nas bases de dados, onze estudos atenderam à estratégia PECOS e foram incluídos na revisão. As amostras eram majoritariamente de homens militares, mas algumas amostras incluíam mulheres. Estudos de diferentes nacionalidades e tamanhos de amostra avaliaram fatores no desempenho da marcha com carga. Participantes com maior massa corporal total e melhor condicionamento aeróbico, pela avaliação direta ou estimado pelo consumo máximo de oxigênio (VO²máx) tiveram melhor desempenho. Testes que combinam condicionamento aeróbico, resistência muscular e força também podem ser úteis, embora com menor poder de predição. Os estudos incluídos apresentaram baixo risco de viés. CONCLUSÃO: O condicionamento aeróbico e a composição corporal parecem ser associados com o desempenho da marcha com carga. Indivíduos maiores e com mais massa muscular podem ter vantagem progressiva com cargas mais pesadas. Sugere-se pesquisar maiores distâncias, velocidades e cargas. Uma fórmula matemática que combine variáveis de composição corporal e desempenho aeróbico poderia prever satisfatoriamente o desempenho da marcha com carga.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/847276
Tipo: Trabalho de fim de curso
Aparece nas coleções:Ensino: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC-CApACFN_1T BALDO.pdf585,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.