Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/847311
Título: | Descarbonização Marítima: Um estudo de caso aplicado à Marinha do Brasil |
Autor(es): | Santos, Roberta Valentim Martins dos |
Orientador(es): | Thomé, Antônio Márcio Tavares |
Palavras-chave: | Sustentabilidade descarbonização marítima análise multicritério |
Áreas de conhecimento da DGPM: | Engenharia de produção |
Data do documento: | 2024 |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) |
Descrição: | Estudos demonstram um aumento de 9,3% nas emissões marítimas de CO₂ entre 2012 e 2018. Nos últimos anos, muitas estratégias vêm sendo utilizadas para melhorar a eficiência dos navios e reduzir a emissão de carbono. Nesse contexto, este estudo tem como objetivo identificar a solução mais adequada entre as tecnologias de descarbonização marítima disponíveis para aplicação em um navio de guerra da Marinha do Brasil. Como metodologia, é realizada uma revisão terciária da literatura e um estudo de caso, com aplicação de um método misto de análise multicritério para rankeamento e seleção de tecnologias, baseado na opinião de especialistas da Marinha do Brasil. O estudo de caso está baseado em três proposições de pesquisa: (i) é possível que a Marinha do Brasil implemente tecnologias voltadas para descarbonização em um Navio de Guerra; (ii) os resultados dos estudos são generalizáveis para outros Navios de Guerra com tamanhos e tipos de viagens similares; (iii) a Marinha do Brasil é capaz de se alinhar à teoria da ambidestria organizacional, ao implementar tecnologias novas voltadas para a descarbonização de navios. Os resultados demonstram que a utilização de motor de combustão interna com aplicação de biocombustíveis do tipo drop-in ainda é a escolha mais apropriada para o navio de guerra selecionado. O estudo oferece uma contribuição prática e teórica para descarbonização marítima, ao apresentar o estado da arte das tecnologias e combustíveis alternativos disponíveis, bem como sua aplicabilidade no setor naval. |
Abstract: | Studies show a 9.3% increase in maritime CO₂ emissions between 2012 and 2018. In recent years, many strategies have been employed to improve shipefficiency and reduce carbon emissions. In this context, this study aims to identify the most suitable solution among the available maritime decarbonization technologies for application to a Brazilian Navy warship. As a methodology, a tertiary review of the literature and a case study are carried out, with the application of a mixed-method multicriteria analysis for ranking and selection of technologies, based on the opinion of experts from the Brazilian Navy. The case study is based on three research propositions: (i) is it possible for the Brazilian Navy to implement technologies aimed at decarbonization in a Warship; (ii) the results of the studies are generalizable to other Warships with similar sizes and types of voyages; (iii) the Brazilian Navy is able to align itself with the theory of organizational ambidexterity, by implementing new technologies aimed at the decarbonization of ships. The results demonstrate that the use of an internal combustion engine with the application of drop-in biofuels is still the most appropriate choice for the selected warship. The study offers both practical and theoretical contributions to maritime decarbonization by presenting the state-of-the-art technologies and alternative fuels available, as well as their applicability in the naval sector. |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/847311 |
Tipo: | Dissertação |
Aparece nas coleções: | Engenharia Naval: Coleção de Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Roberta Valentim.pdf | 8,34 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.