Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/847373
Título: | Identificação de competências desenvolvidas a partir de jogos de guerra para capacitação de oficiais da Marinha do Brasil |
Autor(es): | Gitahy, Paula Fernanda Scovino de Castro Ramos |
Orientador(es): | Almeida, Nival Nunes de |
Palavras-chave: | Jogos de guerra Jogos didáticos Aprendizagem Competências |
Áreas de conhecimento da DGPM: | Jogos de guerra e de crise |
Data do documento: | 2024 |
Editor: | Escola de Guerra Naval (EGN) |
Descrição: | O emprego de jogos como ferramenta de capacitação na área de Defesa e na área Educacional
tem se tornado cada vez mais comum devido aos benefícios que essas abordagens oferecem.
Ambas as áreas podem se beneficiar do uso estratégico de jogos como ferramentas de capacitação, proporcionando experiências práticas, aumentando o engajamento e a motivação dos participantes. No entanto, é importante garantir que os jogos sejam projetados e alinhados às estratégias de planejamento e de aprendizagem. Dessa forma, este relatório técnico é o produto
final de uma pesquisa do Programa de Pós Graduação em Estudos Marítimos da Escola de
Guerra Naval e teve como hipótese, que a preparação dos oficiais da Armada, Fuzileiros e Intendentes necessita de atualizações para atender às demandas nos níveis operacional e tático,
decorrentes de algumas Ações Estratégicas Navais contidas no Plano Estratégico da Marinha
2040. A metodologia utilizada foi a de base exploratória em documentos acadêmicos, bem
como o uso de questionários respondidos pelos oficiais alunos do Curso de Estado Maior para
Oficiais Intermediários e o do Curso de Estado Maior para Oficiais Superiores nas turmas de
2021 e 2022, subsidiando o emprego do método indutivo com o procedimento funcionalista. O
objetivo geral foi avaliar se as competências adquiridas a partir dos jogos de guerra usados na
formação dos oficiais dos corpos da Armada, Fuzileiros e Intendência, durante os respectivos
cursos, atendem ao preconizado pela Marinha do Brasil. Para tanto, foi necessário compreender
os conceitos relativos a simulações e jogos de guerra; analisar o emprego dos jogos de guerra
Carimbó no Curso de Estado Maior para Oficiais Intermediários e o Majhid no Curso de Estado
Maior para Oficiais Superiores, identificando as competências adquiridas por esses profissionais de ciências navais nos referidos jogos. Como resultado, foi confirmada a hipótese e alcançado o Objetivo Geral. Após elencar essas competências, foi realizado um confronto entre as competências adquiridas por estes profissionais com as demandas do Plano Estratégico da Marinha 2040 a fim de contribuir para a capacitação destes oficiais da Marinha do Brasil. Relatório Técnico apresentado como Trabalho de Conclusão do Curso de Doutorado Profissional, junto ao Programa de Pós-Graduação em Estudos Marítimos da Escola de Guerra Naval, como requisito para a obtenção do título de Doutora em Estudos Marítimos. |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/847373 |
Tipo: | Tese |
Aparece nas coleções: | Defesa Nacional: Coleção de Teses |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PPGEM2024_PAULASCOVINO.pdf | 2,42 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.