Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Santos, Felipe Aurelio de Carvalho | - |
dc.date.accessioned | 2025-01-28T17:23:32Z | - |
dc.date.available | 2025-01-28T17:23:32Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.uri | https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/847403 | - |
dc.description | Este trabalho aborda a relevância da segurança marítima no contexto das ameaças não-estatais, com foco específico na pirataria no Chifre da África. A análise histórica demonstra que a pirataria, intensificada a partir do colapso do governo somali em 1991, evoluiu de ataques de subsistência para operações altamente organizadas, que comprometem seriamente as rotas comerciais internacionais. O estudo examina as respostas da comunidade internacional, destacando a criação de forças-tarefas navais e operações lideradas pela União Europeia e pela OTAN, que foram
determinantes para a redução dos incidentes de pirataria. A importância da cooperação internacional e da presença naval contínua é evidenciada como elementos essenciais para a manutenção da segurança no mar. No entanto, o trabalho ressalta que, embora as operações militares tenham sido eficazes a curto prazo, a erradicação da pirataria depende de uma abordagem mais ampla, que inclui o desenvolvimento sustentável e a estabilização em terra. A teoria da "boa ordem no mar", de Geoffrey Till, é aplicada ao demonstrar que a segurança marítima vai além da simples presença naval, exigindo a resolução das causas subjacentes da pirataria,
como a pobreza e a governança frágil. Conclui-se que a segurança marítima eficaz requer uma estratégia integrada que combine operações navais com esforços para melhorar as condições socioeconômicas nas áreas afetadas, garantindo a proteção das rotas comerciais e a estabilidade regional. | pt_BR |
dc.description | Dissertação apresentada à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para a conclusão do Curso de Estado-Maior para Oficiais Superiores. | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Escola de Guerra Naval (EGN) | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Pirataria | pt_BR |
dc.subject | Segurança Marítima | pt_BR |
dc.subject | Boa Ordem no Mar | pt_BR |
dc.subject | Chifre da África | pt_BR |
dc.subject | Operações Navais | pt_BR |
dc.subject | Cooperação Internacional | pt_BR |
dc.subject | Emprego Limitado da Força | pt_BR |
dc.subject | Força-Tarefa Combinada | pt_BR |
dc.title | O emprego de meios navais nas atividades de emprego limitado da força: a resposta multinacional à ameaça pirataria no Chifre da África entre 1991 e 2016 | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.subject.dgpm | Ações de guerra naval | pt_BR |
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