logo-ri

Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/847438
Título: Emprego do submarino de propulsão nuclear na defesa de ilhas oceânicas: a manobra do Royal Navy Flag Officer Submarine em 1982
Autor(es): Silva, Bruno Cardoso da
Orientador(es): Figueiredo, Glauco
Palavras-chave: Submarinos de Propulsão Nuclear
Defesa de Ilhas Oceânicas
Guerra das Malvinas
Estratégia A2/AD
Royal Navy
Argentina
Grã-Bretanha
Áreas de conhecimento da DGPM: Submarino
Data do documento: 2024
Editor: Escola de Guerra Naval (EGN)
Descrição: Esta dissertação aborda o uso de Submarinos de propulsão nuclear na Defesa de Ilhas Oceânicas, centrando-se na atuação do Royal Navy Flag Officer Submarine durante a Guerra das Malvinas em 1982. O trabalho destaca como os Submarinos de propulsão nuclear (SSN) se mostraram cruciais na guerra devido à sua capacidade de operar de forma independente da superfície e com autonomia quase ilimitada, características que lhes conferem uma vantagem significativa sobre os Submarinos de propulsão convencional (SSK). A análise detalhada da dissertação apresenta as operações dos Submarinos britânicos HMS Spartan, Splendid e Conqueror, enfatizando a importância desses veículos na manutenção da Negação do Uso do Mar ao Inimigo, bem como analisa a aderência dessa atuação com a Estratégia de Antiacesso e de Negação de Área (A2/AD). São expostos o uso dos SSN para patrulhar e proteger as águas em torno das Ilhas Malvinas, ressaltando como essas embarcações contribuíram para a dissuasão das Forças Navais argentinas e para o sucesso estratégico britânico. Além disso, a dissertação discute o impacto psicológico e estratégico do afundamento do cruzador argentino ARA General Belgrano pelo HMS Conqueror, um evento que sublinhou a letalidade e a eficácia dos SSN em operações de combate real. Esse caso específico é apresentado como um exemplo claro do poder de projeção e da capacidade de controle marítimo proporcionada por esses meios. Por fim, esta monografia aponta como a experiência da Guerra das Malvinas oferece lições valiosas sobre a utilização de Submarinos de propulsão nuclear em conflitos navais, demonstrando sua importância para a defesa de territórios insulares e para a Estratégia A2/AD.
Trabalho apresentado à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para conclusão do Curso de Estado-Maior para Oficiais Superiores (C-EMOS 2024)
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/847438
Tipo: Trabalho de fim de curso
Aparece nas coleções:Operações Navais: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
C-EMOS2024_CC_CARDOSOSILVA.pdf925,99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.