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https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/847439
Título: | Caso USS Fitzgerald (2017): os componentes cognitivos e contextuais presentes no processo de tomada de decisão |
Autor(es): | Guimarães, Thiago dos Santos |
Orientador(es): | Pinto, Ítalo de Melo |
Palavras-chave: | Processo de Tomada de Decisão Processo Decisório Intuição Racionalidade Sistema 1 e Sistema 2 Heurística e Vieses Componentes Cognitivos Teóricos Ilusão de Validade Confiança Excessiva Esgotamento de Ego Intuição de Especialista USS Fitzgerald ACX Crystal |
Áreas de conhecimento da DGPM: | Processo de tomada de decisão |
Data do documento: | 2024 |
Editor: | Escola de Guerra Naval (EGN) |
Descrição: | Este trabalho evidencia os componentes cognitivos e contextuais que
influenciaram o processo de tomada de decisão da tripulação do USS Fitzgerald
desde a assunção do quarto de serviço até o momento da colisão com o navio
mercante ACX Crystal nas proximidades do Japão. A pesquisa investiga a interação
entre intuição e racionalidade no processo decisório, confirmando que esses dois
elementos são capacidades intrínsecas do ser humano, complementares e essenciais
nos processos decisórios. Partindo do entendimento do Modelo Sistema 1 e Sistema
2, o trabalho distingue os principais aspectos intervenientes nos processos de
pensamento racionais e intuitivos. Essa análise revelou a complexidade do processo
decisório, destacando que o pensamento humano pode ser tanto consciente e racional
quanto inconsciente e volitivo. Não obstante, outros fatores emocionais podem
contribuir para as decisões. Por meio de revisão literária e do estudo do caso USS
Fitzgerald, investigou-se o comportamento dos tripulantes desse navio, sob a
perspectiva dos componentes cognitivos e contextuais que influenciaram as decisões
inapropriadas, as quais culminaram na colisão com o ACX Crystal. Constatou-se,
portanto, que o fator humano foi a principal causa desse acidente; que aspectos
conceituais foram negligenciados e influenciaram em erros de procedimentos
operacionais; e que componentes cognitivos teóricos e o contexto operacional podem
degradar a capacidade de decisão racional e eficiente dos indivíduos. O estudo
fornece uma base para futuras pesquisas voltadas para a concepção de novas
diretrizes e para o aprimoramento de ferramentas de apoio à tomada de decisão em
ambientes críticos e de alta complexidade, como o militar. Trabalho apresentado à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para a conclusão do Curso de Estado -Maior para Oficiais Superiores (C-EMOS 2024) |
Abstract: | This paper highlights the cognitive and contextual components that influenced the decision-making process of the USS Fitzgerald crew, from the assumption of the watch to the moment of collision with the merchant ship ACX Crystal near Japan. The research investigates the interaction between intuition and rationality in the decision- making process, confirming that these two elements are intrinsic human capacities, complementary and essential in decision-making processes. Based on the understanding of the System 1 and System 2 model, the work distinguishes the main aspects involved in rational and intuitive thinking processes. This analysis revealed the complexity of the decision-making process, emphasizing that human thought can be both conscious and rational, as well as unconscious and volitional. Nevertheless, other emotional factors may contribute to decisions. Through a literature review and the case study of the USS Fitzgerald, the behavior of the ship's crew was investigated from the perspective of the cognitive and contextual components that influenced the inappropriate decisions, which ultimately led to the collision with the ACX Crystal. It was found that the human factor was the main cause of this accident; that conceptual aspects were neglected and influenced operational procedural errors; and that theoretical cognitive components and the operational context can degrade individuals' ability to make rational and efficient decisions. The study provides a foundation for future research aimed at developing new guidelines and improving decision-making support tools in critical and highly complex environments, such as the military. |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/847439 |
Tipo: | Trabalho de fim de curso |
Aparece nas coleções: | Defesa Nacional: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso |
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