logo-ri

Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/847484
Título: Viroses emergentes: análise da detecção molecular do SARS-COV-2 no hospital naval Marcílio Dias durante a pandemia de COVID-19
Autor(es): Gregório, Marcelo Leal
Orientador(es): Short, Christian Alexander
Palavras-chave: viroses emergentes
diagnóstico molecular
RT-qPCR
Hospital Naval Marcílio Dias
Bioterrorismo
Sistema de Saúde da Marinha
Gestão do conhecimento
Áreas de conhecimento da DGPM: Saúde
Data do documento: 2024
Editor: Escola de Guerra Naval (EGN)
Descrição: Tese apresentada à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para a conclusão do Curso de Política e Estratégia Marítimas (C-PEM 2024).
Tese apresentada à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para a conclusão do Curso de Política e Estratégia Marítimas (C-PEM 2024).
Abstract: A pandemia da COVID-19, causada pelo SARS-CoV-2, evidenciou a vulnerabilidade da sociedade global às doenças infecciosas emergentes. Historicamente, pandemias como a gripe de 1918 e, mais recentemente, a COVID-19 demonstraram a capacidade devastadora desses patógenos. No Brasil, até 1º de agosto de 2024, foram registrados 712.769 óbitos devido ao novo coronavírus. O diagnóstico confirmatório da COVID-19 foi desafiador globalmente devido à falta de informação técnica e à escassez de insumos. O Hospital Naval Marcílio Dias, possuindo um instituto de pesquisas que já utilizava técnicas de biologia molecular, iniciou precocemente o diagnóstico molecular utilizando a técnica de RT-qPCR, considerada pela Organização Mundial da Saúde como o “padrão ouro”. Assim, o objetivo principal desta pesquisa foi analisar a detecção molecular do coronavírus da síndrome respiratória aguda grave 2, realizada pelo Instituto de Pesquisas Biomédicas do Hospital Naval Marcílio Dias, durante a pandemia. A metodologia utilizada consistiu em pesquisa descritiva e qualitativa, empregando as técnicas de observação participante, pesquisa bibliográfica e entrevistas estruturadas. Dentre as principais conclusões deste trabalho, destaca-se que é praticamente unânime na comunidade científica que a ocorrência de uma nova pandemia é certa, sendo a temporalidade a única incerteza. Portanto, a preparação contínua e o fortalecimento das capacidades de diagnóstico molecular são essenciais para enfrentar futuras emergências de saúde pública. A pesquisa revelou que a infraestrutura necessária para a realização de testes moleculares e a capacitação adequada dos profissionais são essenciais para a detecção eficiente de viroses emergentes. A gestão do conhecimento também se mostrou vital para a adaptação rápida às novas demandas impostas pela pandemia.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/847484
Tipo: Trabalho de fim de curso
Aparece nas coleções:Defesa Nacional: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CPEM_Md_LEAL.pdf5,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.