logo-ri

Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/847500
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGama, Danielpt_BR
dc.contributor.authorFilho, Germano Américo dos Santos-
dc.date.accessioned2025-02-13T13:02:29Z-
dc.date.available2025-02-13T13:02:29Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.urihttps://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/847500-
dc.descriptionA dissertação aborda os desafios e as iniciativas para garantir a segurança do tráfego aquaviário na Barra Norte do Rio Amazonas. Esta rota navegável tem papel relevante para o comércio e a defesa do Brasil. A pesquisa inicia analisando o conceito de Segurança Marítima, apresentando também a infraestrutura de segurança existente no Brasil. Observou-se que essa estrutura está centralizada na Marinha do Brasil, como Autoridade Marítima. O objeto de estudo é examinado através dos fatores ambientais e econômicos. As condições hidrográficas são complexas, com intenso movimento de sedimentos e variabilidade batimétrica. Tais fatores dificultam a navegabilidade, necessitando de monitoramento contínuo. A importância geopolítica da região não pode ser esquecida. A Barra Norte se apresenta como portal no escoamento de commodities e a bacia da foz tem grande potencial para exploração de petróleo e gás. A pesquisa apresentada aponta a situação atual da segurança do tráfego aquaviário na Barra Norte. Aborda sobre a atualização cartográfica, os dados maregráficos, a sinalização náutica, o calado operacional além do controle das embarcações. Essas abordagens evidenciam a necessidade de melhorias nessas áreas. Em complemento, são discutidas três propostas em andamento para melhorar a segurança da navegação aquaviária na Barra Norte: aumentar o calado máximo operacional; implementar um sistema de calado dinâmico que ajuste o calado permitido conforme as condições ambientais em tempo real; e considerar o arrendamento da área para aprimorar a infraestrutura e gestão do tráfego. O estudo enfatiza a necessidade de haver uma proposta integrada para resolver os desafios logísticos e ambientais, garantindo que a eficiência da navegação. A metodologia utilizada combina uma abordagem qualitativa híbrida, incluindo análise documental e exploratória.pt_BR
dc.descriptionrabalho apresentado à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para a conclusão do Curso de Estado-Maior para Oficiais Superiores (C-EMOS 2024)-
dc.description.abstractThe dissertation addresses the challenges and initiatives to ensure the safety of maritime traffic in the Barra Norte of the Amazon River. This navigable route plays a significant role in Brazil's commerce and defense. The research begins by analyzing the concept of Maritime Security and also presents the existing security infrastructure in Brazil. It was observed that this structure is centralized in the Brazilian Navy, as the Maritime Authority. The study examines environmental and economic factors. The hydrographic conditions are complex, with intense sediment movement and bathymetric variability. These factors complicate navigability, necessitating continuous monitoring. The geopolitical importance of the region cannot be overlooked. Barra Norte serves as a gateway for commodity exports, and the river mouth basin has great potential for oil and gas exploration. The research presented outlines the current situation of maritime traffic safety in Barra Norte. It discusses chart updates, tide gauge data, nautical signaling, operational draft, and vessel control. These discussions highlight the need for improvements in these areas. Additionally, three ongoing proposals to improve navigation safety in Barra Norte are discussed: increasing the maximum operational draft; implementing a dynamic draft system that adjusts the allowable draft according to real-time environmental conditions; and considering leasing the area to enhance infrastructure and traffic management. The study emphasizes the need for an integrated proposal to address logistical and environmental challenges, ensuring navigation efficiency. The methodology used combines a hybrid qualitative approach, including documentary and exploratory analysis.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEscola de Guerra Naval (EGN)pt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectArco Nortept_BR
dc.subjectBarra Norte do Rio Amazonaspt_BR
dc.subjectCalado Dinâmicopt_BR
dc.subjectCartografia Náuticapt_BR
dc.subjectControle do Tráfego Aquaviáriopt_BR
dc.subjectSegurança da Navegaçãopt_BR
dc.subjectSegurança do tráfego Aquaviáriopt_BR
dc.subjectSegurança Marítimapt_BR
dc.subjectPolítica Marítimapt_BR
dc.titleGuardiões da Foz: Desafios à Segurança do Tráfego Aquaviário na Barra Norte do Rio Amazonas para o Século 21 e seu Impacto no Poder Marítimopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.subject.dgpmSegurança do tráfego aquaviáriopt_BR
Aparece nas coleções:Assuntos Marítimos: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
C-EMOS2024_CC_GERMANOFILHO.pdf1,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.