
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/847561
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Freitas, Chiara Leão Araujo de França Delgado de | pt_BR |
dc.contributor.author | Andrade, Fernando de Cássio de | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-20T17:30:24Z | - |
dc.date.available | 2025-02-20T17:30:24Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.uri | https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/847561 | - |
dc.description | RESUMO Estar na Antártica é uma opção, mas manter-se na Antártica exige do Estado a obrigação de realizar pesquisa científica de qualidade, que requer uma logística robusta e eficiente. Neste trabalho foi investigada a importância estratégica e científica do continente austral, destacando seu papel no cenário geopolítico global e, mesmo com suas condições inóspitas, o quanto seu potencial de recursos naturais desperta grandes interesses em diversas nações, incluindo o Brasil. Foram apresentados os principais documentos que compõem o Sistema do Tratado da Antártica (STA), que estabelecem limites para a exploração do continente branco, bem como garante, pelo menos até 2048, o convívio pacífico na região polar antártica. Também foi explorada a capacidade da Marinha do Brasil para coordenar a logística e identificar as carências para o seu cumprimento no Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR), apresentando opções para amenizar ou abolir a dependência de um único país. Portanto, para atingir este fim utilizou-se a técnica de pesquisa documental indireta e o método exploratório, com entrevistas por meio de questionários direcionados à área de conhecimento dos entrevistados. Foram consultados acervos físicos e digitais de repositórios e fontes acadêmicas confiáveis. A pesquisa concluiu que, apesar dos progressos, ainda há barreiras a serem superadas para assegurar uma presença sustentável e eficaz no continente gelado. A inserção da Antártica no Entorno Estratégico Brasileiro (EEB) reforça a urgência de uma preparação contínua para defender os interesses nacionais, considerando, inclusive, a construção de uma estação provida de aeródromo e a possível criação de uma gateway nacional para reduzir dependências e fortalecer a autonomia logística do país na região polar. | pt_BR |
dc.description | Trabalho apresentado à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para conclusão do Curso Superior (C-SUP 2024) | - |
dc.description.abstract | ABSTRACT BRAZILIAN GEOPOLITICS IN ANTARCTICA: The Importance of Logistics for Maintaining the Country on the Southern Continent Being in Antarctica is an option, but maintaining a presence there requires the state to commit to conducting high-quality scientific research, which demands robust and efficient logistics. This study investigated the strategic and scientific importance of the southern continent, highlighting its role in the global geopolitical landscape and, despite its inhospitable conditions, the potential for natural resources there arouses great interest among various nations, including Brazil. The main documents that make up the Antarctic Treaty System were presented, which establish limits for the exploitation of the white continent and guarantee, at least until 2048, peaceful coexistence in the Antarctic polar region. The capacity of the Brazilian Navy to coordinate logistics and identify deficiencies for compliance in the Brazilian Antarctic Program (PROANTAR) was also explored, presenting options to alleviate or abolish dependence on a single country. To achieve this end, indirect documentary research techniques and exploratory methods were used, with interviews conducted through questionnaires aimed at the interviewees' areas of expertise. Physical and digital collections from repositories and reliable academic sources were consulted. The research concluded that, despite progress, there are still barriers to overcome to ensure a sustainable and effective presence on the icy continent. The inclusion of Antarctica in the Brazilian Strategic Environment (BSE) emphasizes the urgency of continuous preparation to defend national interests, including the construction of a station equipped with an aerodrome and the possible creation of a national gateway to reduce dependencies and strengthen the country’s logistical autonomy in the polar region. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Escola de Guerra Naval (EGN) | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Entorno Estratégico Brasileiro | pt_BR |
dc.subject | Gateway | pt_BR |
dc.subject | Geopolítica | pt_BR |
dc.subject | Logística | pt_BR |
dc.subject | Marinha do Brasil | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa Científica | pt_BR |
dc.subject | Programa Antártico Brasileiro | pt_BR |
dc.subject | Sistema do Tratado da Antártica | pt_BR |
dc.title | A geopolítica do Brasil na antártica: A importância da logística para a manutenção do país no continente austral | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.subject.dgpm | Geopolítica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ciência, Tecnologia e Inovação: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CSUP24_CC_T_CASSIO.pdf | 468,62 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.