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Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/847563
Título: Guerra das Malvinas: o conjugado anfíbio britânico a luz da Doutrina Militar Naval da Marinha do Brasil
Autor(es): Pereira, Otavio José Lima
Orientador(es): Martins, Antônio Carlos Rodrigues
Palavras-chave: Guerra das Malvinas
Mahan
Corbett
Geoffrey Till
Conjugado Anfíbio
Doutrina Militar Naval
Áreas de conhecimento da DGPM: Estudos de operações militares
Data do documento: 2024
Editor: Escola de Guerra Naval (EGN)
Descrição: A Guerra das Malvinas foi uma das maiores batalhas que colocou em evidência a disputa pela soberania territorial entre a Argentina e o Reino Unido bem como a relevância estratégica do poder naval. O objetivo do estudo foi analisar o emprego do Conjugado Anfíbio britânico e sua aderência à Doutrina Militar Naval na guerra. A análise dos fundamentos teóricos de pensadores clássicos como Mahan, Corbett e Geoffrey Till no contexto do conflito das Malvinas demonstrou a aplicabilidade de suas ideias e sua relevância contínua para a segurança marítima contemporânea. Em adição, os fundamentos da DMN serviram para respaldar a análise do Poder Naval britânico na guerra e como os princípios teóricos foram fundamentais para a execução bem-sucedida da operação militar. A integração de meios navais, aeronavais e de fuzileiros navais permitiu operações coordenadas e eficientes garantindo a vitória do Reino Unido. Essa análise destaca a importância do Conjugado Anfíbio britânico como peça-chave na projeção de poder e na execução das operações de retomada das ilhas Malvinas demonstrando a sua aderência à DMN. Em conclusão, as teorias desses estrategistas forneceram uma base sólida para entender a importância do poder marítimo na proteção de interesses nacionais, projeção de poder e controle de rotas comerciais. E a aplicação prática dessas teorias na Guerra das Malvinas não apenas valida suas premissas, mas também oferece lições valiosas para a doutrina militar naval contemporânea, incluindo a Marinha do Brasil.
Trabalho apresentado à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para conclusão do Curso de Estado-Maior para Oficiais Superiores (C-EMOS 2024)
Abstract: The Falklands War was one of the largest battles that highlighted the territorial sovereignty dispute between Argentina and the United Kingdom, as well as the strategic relevance of naval power. The objective of this study was to analyze the employment of the British amphibious task force and its adherence to Naval Military Doctrine (NMD) during the war. The analysis of the theoretical foundations of classical thinkers such as Mahan, Corbett, and Geoffrey Till in the context of the Falklands conflict demonstrated the applicability of their ideas and their continued relevance to contemporary maritime security. Additionally, the principles of NMD supported the analysis of British Naval Power in the war and how theoretical principles were fundamental to the successful execution of the military operation. The integration of naval, air-naval, and marine corps assets enabled coordinated and efficient operations, ensuring the United Kingdom's victory. This analysis underscores the importance of the British Amphibious Task Force as a key element in power projection and in executing operations to retake the Falkland Islands, demonstrating its adherence to NMD. In conclusion, the theories of these strategists provided a solid foundation for understanding the importance of maritime power in protecting national interests, projecting power, and controlling commercial routes. The practical application of these theories in the Falklands War not only validates their premises but also offers valuable lessons for contemporary naval military doctrine, including for the Brazilian Navy.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/847563
Tipo: Trabalho de fim de curso
Aparece nas coleções:Defesa Nacional: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso

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