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https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/847576
Título: | Análise dos possíveis impactos das mudanças climáticas na segurança da navegação, sob o enfoque da autoridade marítima |
Autor(es): | Pereira, Guilherme Pires Black |
Orientador(es): | Aragão, Ricardo Luiz dee Novaes Moniz de |
Palavras-chave: | Elevação do Nível Médio do Mar Extremos Hidrometeorológicos Impactos das Mudanças Climáticas Segurança da Navegação Serviço de Tráfego de Embarcações |
Áreas de conhecimento da DGPM: | Assuntos Marítimos |
Data do documento: | 2024 |
Editor: | Escola de Guerra Naval (EGN) |
Descrição: | RESUMO
POSSÍVEIS IMPACTOS DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS NA SEGURANÇA DA NAVEGAÇÃO, SOB O ENFOQUE DA AUTORIDADE MARÍTIMA
Mudanças climáticas já são uma realidade no planeta e os extremos hidrometeorológicos estão sendo fortemente afetados por elas, e as projeções para o futuro indicam que eles vão se tornar cada vez mais intensos. Dentro do contexto marítimo, é inevitável que tais mudanças influenciem diretamente a segurança da navegação e a economia azul e, no Brasil, garantir a segurança da navegação é uma das responsabilidades da Autoridade Marítima. Diante da comprovação de que a elevação do nível do mar é irreversível nos próximos séculos e da importância da navegação para o Brasil, esta pesquisa objetiva identificar no Serviço de Tráfego de Embarcações (Vessel Traffic Service), de auxílio à navegação marítima, as adaptações necessárias para que ele possa eficazmente contribuir para a mitigação de seus possíveis efeitos na acessibilidade marítima portuária, na segurança da navegação em Águas Jurisdicionais Brasileiras, em especial, da elevação do nível médio do mar, previsto para o litoral brasileiro. As experiências e boas práticas em diversos portos pelo mundo demonstram a aplicabilidade de medidas mitigadoras e contribuem para a difusão do conhecimento e da conscientização a respeito de possíveis impactos decorrentes na operação e infraestrutura portuária, por meio da padronização de procedimentos e treinamentos; investimentos financeiros na instalação de equipamentos de monitoramento meteorológico e oceanográficos; implantação de sistemas de alerta e alarme para prevenção a eventos extremos hidrometeorológicos; a inclusão de estudos que visem a criação de mapas de vulnerabilidade e mapas de risco a inundações na área portuária e a implantação de sistemas digitais. As ações propostas podem subsidiar a elaboração de requisitos para renovação da concessão de autorização de operação do Serviço no Brasil de forma a contemplar medidas de ampliação da resiliência operacional deste importante serviço frente as mudanças climáticas. Trabalho apresentado à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para conclusão do Curso Superior (C-SUP 2024) |
Abstract: | ABSTRACT THE POSSIBLE IMPACTS FROM CLIMATE CHANGE ON NAVIGATION SAFETY, UNDER THE FOCUS OF THE MARITIME AUTHORITY Climate change is already a reality on the planet and hydrometeorological extremes are being strongly affected by it, and projections for the future indicate that they will become increasingly intense. Within the maritime context, it is inevitable that climate change will directly influence navigation safety and the blue economy and, in Brazil, ensuring navigation safety is one of the responsibilities of the Maritime Authority. Given the evidence that the rise in sea level is irreversible in the coming centuries and the importance of navigation for Brazil, this research aims to identify in the Vessel Traffic Service, which aids maritime navigation, the necessary adaptations so that it can effectively contribute to mitigating its possible effects on maritime port accessibility, on the safety of navigation in Brazilian Jurisdictional Waters, in particular, the rise in the average sea level, predicted for the Brazilian coast. Experiences and good practices in several ports around the world demonstrate the applicability of mitigating measures and contribute to the dissemination of knowledge and awareness regarding possible impacts on port operations and infrastructure, through the standardization of procedures and training; financial investments in the installation of meteorological and oceanographic monitoring equipment; implementation of alert and alarm systems to prevent extreme hydrometeorological events; the inclusion of studies aimed at creating vulnerability maps and flood risk maps in the port area and the implementation of digital systems. The proposed actions can support the development of requirements for the renewal of the Service's operating authorization in Brazil in order to include measures to increase the operational resilience of this important service in the face of climate change. |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/847576 |
Tipo: | Trabalho de fim de curso |
Aparece nas coleções: | Hidrografia e Navegação: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Cursos |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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