logo-ri

Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/847588
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGalvão, Eduardo Cruzpt_BR
dc.contributor.authorCesar, Igor Thiago De Andrade-
dc.date.accessioned2025-02-26T14:05:42Z-
dc.date.available2025-02-26T14:05:42Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.urihttps://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/847588-
dc.descriptionRESUMO Este trabalho analisa parâmetros definidos pela Portaria nº 5.175/2021 do Ministério da Defesa para compras internacionais que orientam as decisões de obtenção com base na existência de fornecedores nacionais e na comparação de preços entre produtos nacionais e estrangeiros, revelando um trade-off entre o fortalecimento da indústria local e a obtenção de preços mais competitivos no exterior. A dependência da MB em relação a itens importados e a introdução de novas diretrizes pela Portaria ressaltam a necessidade de aprimorar os processos de decisão na aquisição de sobressalentes. A pesquisa examina dois aspectos críticos: o uso do termo "fornecedor” nacional e a definição de uma diferença de 30% entre os preços nacionais e internacionais a partir da qual a obtenção pode ser direcionada ao exterior. Os resultados mostram que o uso do termo “fornecedor” em detrimento de “produtor” amplia as possibilidades de aquisição no país, mas pode não trazer os benefícios econômicos e sociais esperados com a fabricação interna, e o percentual de 30% não reflete adequadamente a realidade dos custos tributários e logísticos na importação. Conclui-se que, se o princípio da economicidade for priorizado, as decisões de compra devem ser orientadas pela eficiência, sem distinção entre aquisições nacionais ou internacionais. Contudo, se o desenvolvimento da indústria nacional for considerado mais relevante, sugere-se a adoção de uma sistemática diferente da adotada pela Marinha do Brasil que comprove a produção nacional, reduzindo o tempo de compra e que fomente a indústria de defesa nacional. Em última análise, é necessário reavaliar os critérios da Portaria para que reflitam com maior precisão a realidade da legislação brasileira e dos custos de importação, promovendo uma gestão mais eficaz dos recursos orçamentários.pt_BR
dc.descriptionTrabalho apresentado à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para conclusão do Curso Superior (C-SUP 2024)-
dc.description.abstractABSTRACT PROCUREMENT OF SPARE PARTS BY THE BRAZILIAN NAVY: Analysis of the current parameters established in Ministry of Defense Ordinance No. 5.175/2021 that guides the decision to acquire equipment and spare parts domestically or abroad This research analyzes the parameters defined by Ministry of Defense Ordinance No. 5.175/2021 for international procurement, which guide acquisition decisions based on the existence of domestic suppliers and price comparisons between national and foreign products, revealing a trade-off between strengthening the local industry and obtaining more competitive prices abroad. The dependency of the Brazilian Navy on imported items and the introduction of new guidelines by the ordinance highlight the need to improve decision-making processes in the acquisition of spare parts. The research examines two critical aspects: the use of the term "national supplier" and the definition of a 30% price difference between national and international products, from which acquisitions can be directed abroad. The results show that the use of the term "supplier" instead of "producer" broadens the possibilities for domestic procurement but may not bring the expected economic and social benefits associated with domestic manufacturing, and the 30% threshold does not adequately reflect the reality of tax and logistical costs in imports. It is concluded that if the principle of costeffectiveness is prioritized, purchasing decisions should be guided by efficiency, without distinction between national or international acquisitions. However, if the development of the national industry is deemed more relevant, a different systematic is suggested to be adopted by the Brazilian Navy, which verifies domestic production, reduces procurement time, and fosters the national defense industry. Ultimately, it is necessary to reassess the criteria of the Ordinance to more accurately reflect the reality of Brazilian legislation and import costs, promoting more effective management of budgetary resources.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEscola de Guerra Naval (EGN)pt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectCadeia de Suprimentos de Sobressalentespt_BR
dc.subjectCompras Internacionaispt_BR
dc.subjectIndústria de Defesapt_BR
dc.subjectTributos na Importação de Materiaispt_BR
dc.titleObtenção de sobressalentes pela Marinha do Brasil: Análise dos atuais parâmetros estabelecidos na Portaria GM-MD nº 5.175/2021 que orientam a decisão de adquirir equipamentos e sobressalentes no país ou no exteriorpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.subject.dgpmAbastecimentopt_BR
Aparece nas coleções:Abastecimento: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CSUP24_CC_IM_IGOR_ANDRADE.pdf827,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.